Mochileiro Missionário convida para a Festa de Jesus das Santas Chagas 2023

Mochileiro Missionário convida para a Festa de Jesus das Santas Chagas 2023

Já pensou em percorrer o Brasil com uma mochila nas costas e um terço nas mãos, visitando os mais distantes recantos para levar a palavra de Deus? Conheça então a história do cearense Yvan Junior, de 27 anos, que em 2022 percorreu nove estados brasileiros para evangelizar em várias paróquias e comunidades por meio de seu projeto Mochileiro Missionário.

No mês de setembro, ele esteve no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, quando participou da festa de devoção da Associação Evangelizar É Preciso. 

Ao todo, o jovem percorreu mais de 3 mil quilômetros a pé e 9 mil quilômetros de carona, passou por 91 cidades dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Pará.

“Raramente eu me identificava como um missionário nessas peregrinações. Eu era um mochileiro. E, nas conversas, as pessoas iam descobrindo que eu era um missionário, que eu tinha uma Boa Nova para trazer. Uma Boa Nova que talvez eles já conheciam e que estava adormecida”, disse em entrevista ao site Vatican News.

Yvan Junior hoje e sua turma na comunidade franciscana em Ituporanga (SC)

Evangelizando pelas estradas

Yvan Junior se despediu da família, na cidade de Jaguaribe (CE), no dia 10 de janeiro de 2022 e partiu para sua jornada munido de uma mochila, terço de Nossa Senhora e uma Bíblia. Levava também uma carta de apresentação redigida e assinada por seu pároco, que atestava a missão de evangelização que estava realizando.

Além de muitas experiências inesquecíveis, os momentos vividos ao longo do caminho também serviram para Yvan Junior meditar e se encontrar consigo, com o outro e com Deus. Conversou com diversas famílias, sempre muito bem recebido onde chegava.

“No Caminho da Fé, quando eu chegava nas pousadas e as proprietárias descobriam que eu era missionário – porque as notícias correm -, elas não queriam cobrar e nem que eu trabalhasse. Elas pediam que eu realizasse celebrações da Palavra para as pessoas que estavam na pousada, os peregrinos do Caminho. Então foi como um retiro espiritual para mim e para todos”, lembra Yvan.

Além de conversar com famílias, ele conviveu com moradores de rua, celebrou a Palavra de Deus, rezou o terço de Nossa Senhora com várias pessoas, visitou os santuários da Menina Benigna e do Padre Cícero no Ceará, caminhou pelo Caminho da Fé entre São José do Rio Preto (SP) e Aparecida do Norte (SP), entre outros destinos.

Na estrada desde 2014

Essa não foi a primeira aventura de Yvan Junior pelas estradas. Em 2014, ele realizou sua primeira jornada. Foi de sua cidade Jaguaribe, no Ceará, até Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. Percorreu mais de 2.500 quilômetros de carona. Tinha como objetivo pagar uma promessa em agradecimento pela cura do avô.

Aspirante a franciscano, ele conta que a inspiração para ganhar as estradas para evangelizar veio nos tempos de seminarista, ao ler as páginas da Encíclica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, em seus momentos pessoais de oração. Ele então refletiu:

“Por que não viajar de carona e conversar com as pessoas, já que eu gosto tanto da estrada? Por que não usar disso, de toda essa aventura de fazer trilhas, de conhecer outras cidades, conhecer outras realidades como uma ferramenta para também levar o Evangelho para os que estão na estrada?”

Foto: redes sociais

A decisão de colocar o Projeto Mochileiro Missionário em prática foi tomada em 2021, quando chegou ao noviciado. Programou o início da sua jornada para os primeiros dias do ano seguinte. E assim foi feito.

Depois, ao ser interpelado por um garoto com fome que lhe pediu comida, Yvan diz ter sentido o chamado de Deus e criou o Projeto Mochila Solidária. Passou a ajudar pessoas em situação de rua com alimentação, produtos de higiene pessoal e acomodação. 

Festa de Jesus das Santas Chagas em 2022

O missionário participou de uma grande celebração no ano passado: a Festa de Jesus das Santas Chagas, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR). O evento acontece anualmente e tem duração de uma semana. Yvan Junior considera que estar presente à festa foi uma graça recebida devido à oportunidade de experimentar esse fenômeno de fé, religiosidade e experiência de Deus, tanto no período das missas quanto na procissão.

O sentimento que eu tive foi um sentimento de gratidão e de experiência do amor de Deus, relata ele.

Imagem: redes sociais

Tudo aconteceu porque Yvan Junior foi convidado por um amigo que mora em Curitiba e, assim, seu projeto Mochileiro Missionário passou pelo local.

“Ter vivido a experiência me proporcionou tocar na fé simples do povo, que é uma fortaleza de nossa fé, querendo ou não. Esse fenômeno, essa experiência de fé, através dessa devoção de Jesus das Santas Chagas, traz o quanto é maravilhoso e extraordinário essa experiência católica”, conclui.

Atualmente, Yvan Junior já retornou ao seminário, onde está no primeiro ano de estudos na Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis. Seus planos futuros são de se dedicar à formação. Mas isso não exclui a possibilidade de que, nos momentos mais livres, ele programe mais uma “mochilagem” para levar o Evangelho aos que estão na estrada.

Após contar sobre seu projeto ao IDe+, o mochileiro aproveitou para convidar a todos para também vivenciarem a experiência de fé na Festa de Jesus das Santas Chagas deste ano. 

Quer participar da Festa de Jesus das Santas Chagas 2023?

  • Programe-se: começa semana que vem, no dia 18 de setembro, segunda-feira e se encerra no dia 24, domingo. Clique AQUI e confira os detalhes e programação.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Aparecida de Marco
    Muito interessante. As pessoas estão muito afastadas de Deus , com esse movimento missionário , muitas pessoas foram beneficiadas com a palavra de Deus. Deus continue te abençoando nessa linda missão. PARABÉNS!
  • José Arimateia Braga Mesquita
    A fé é um sentimento extraordinário. É preciso muita força de vontade e confiança absoluta em Deus para se aventurar assim, numa missão tão parecida com a que Jesus deu aos seus seguidores na evangelização!
  • Caroline
    Matéria excelente e bem escrita, como são todas as que o Ide Mais nos apresenta.
  • Marta Lima da Silva
    Que linda a missão de Yvan, que Jesus o abençoe sempre em sua caminhada de fé! Amém
  • Denise de Lima Vidal Silva
    Que maravilha! Uma verdadeira benção... muito bom saber que tem jovem que sai com esse objetivo, não por uma aventura mas para evangelizar levando a palavra de Deus ... deixando algo bom e sempre levando um pouco do que aprende ,
  • Nidelsi Maria souza
    Linda atitude.de muita coragem. Viajar de carona . Para evangelizar sem saber o que poderia acontecer. Sem saber se iria ser aceito .isso é fé é Deus .lindo atitude.deus no comando sempre
  • Aurelita chaves da Silva
    É maravilhoso quando nos tornamos um missionário de Deus, só traz benevolência, é viver uma vida muito feliz, eu me considero uma pequena missionária, por que como esse irmão em Cristo Jesus, estou bem longe,mais na minha pequenez, me sinto forte em Cristo Jesus, parabéns.
  • Lusia Resende
    Que legal temos sempre que evangelizar , jesus fica feliz com essas atitudes
  • Sérgio Oliveira
    Sensacional saber de pessoas com essa atitude! Levando a palavra de Deus pelo seu caminho!
  • Cecília Maria Rodrigues Rocha
    Todos os conteúdos que vocês disponibilizam para nós são tão valiosos que vocês não teêm ideia da reviravolta positiva que me faz. Gosto de lê, e quando tô com alguma dúvida, venho nos e_mails, pego minhas revistas e faço minhas reflexões. Muitas das vezes acalma minha alma relaxa os pensamentos e a tranquilidade a paz retorna ao meu espírito. Muito obrigada. Deus abençoe grandemente a vida de cada um de vocês. 🙏
  • Tatyana Casarino
    Maravilhoso exemplo! Parabéns! Eu admiro muito os franciscanos e essa forma de pregar o Evangelho. Amo viajar tb, mas não tenho coragem para uma aventura solitária hehehe. Muito importante ter uma carta de apresentação para confirmar a missão.
  • Maria SIMONNOT
    Li e achei maravilhoso e corajoso o projeto desse jovem, desejo que possa inspirar e encorajar muitos outros rapazes e moças. Deus o conduza em sua busca e caminhada
  • Sabino Fragata
    É muito bom e importante essa caminhada,porque o mundo está ficando no averso tanta maldade a mista apesar que já existia mais de cada dia que passa está piorando
  • Ana Maria Machado da Silva
    Achei muito lindo que ele fez principalmente vindo de um jovem fico feliz em saber que existe passos que leva a palavra de deus isso que.dizer que nem tudo tá perdido que apesar de tantas coisas ruim que está acontecendo que Deus abençoe muito esse jovem que ele continue nessa missão tão linda
  • Neide Maria de Oliveira
    Excelente é inspirador conteúdo.
  • Maria Layde Leite de Souza
    Se eu pudesse andaria o mundo todo para proclamar o nome de Jesus Cristo. Levaria a palavra de Deus a todas as pessoas. Amo a minha religião, falar, viver as coisas que Deus nos ensinou.
  • BRUNA GERMANO DOS SANTOS
    Que história linda! Homem de fé que leva a palavra de Deus as pessoas que precisam . jesus das santas chagas te abençoe!🙌🏻✝️
  • RAFAEL SPRICIGO
    Creio ser um ato de coragem sair mundo agora caminhando sem saber onde ficar e se vai se alimentar. (As raposas tem tocas e os passarinhos tem ninho mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça). Ide e evangelizai a todas os povos. Paz e bem.
  • Maria da paz Sobrinho Nunes
    Achei muito linda sua dedicação e amor a evangelização 🙌 que esse amor, venha florescer todo seu caminhar Rezo por vc, que Jesus, pela intercessão de Nossa Senhora, te abençoe e conduza nessa linda missão 🙏
  • Erenita nunes de sousa
    Muito maravilhoso um gesto de caridade i amor
  • Aguimar
    Te conhecer pessoalmente ter o prazer de receber em minha casa foi uma benção de Deus, vc é realmente o modelo de cristão para todos nós, Deus continue te abençoando para que continue sua missão levando a boa nova a que precisar.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.