O que há de cristão nas frases de O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry?

O que há de cristão nas frases de O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry? Estátua do aviador Saint-Exupéry em Toulouse, França

Antoine de Saint-Exupéry foi escritor, ilustrador e piloto de avião. Em 23 de outubro, ele é ainda mais lembrado, pois é o Dia do Aviador, data em homenagem ao primeiro voo mecânico do mundo, realizado por Santos Dumont em 1906.

Embora seja destacado pelos seus feitos nos “ares” e, inclusive, por ter escrito “O Aviador”, seu primeiro livro, de 1926, é pela obra “O Pequeno Príncipe” que o francês ficou mais famoso.

Fonte de sabedoria e inspiração, “O Pequeno Príncipe” tem partes que conversam com ensinamentos cristãos e valores importantes, como compaixão, amizade, caridade e amor ao próximo.

3 frases de O Pequeno Príncipe que se relacionam com passagens bíblicas

 

1. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

Uma das suas frases mais famosas, é uma lição sobre o poder da amizade e do compromisso. Lembra que a responsabilidade vem junto do amor e o carinho dedicado aos outros.

Na Bíblia, o princípio de cuidar uns dos outros e ser responsável aparece no Evangelho de Mateus (25,40): “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”.

 

2. “O essencial é invisível aos olhos, e só se vê bem com o coração.”

Essa frase fala sobre a importância de olhar além da superfície e entender que o verdadeiro valor das coisas está no coração e na essência.

Em Samuel 16,7 está a lição relacionada: “Porque o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

 

3. “Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.”

Saint-Exupéry destaca a necessidade de conexão e amizade em um mundo muitas vezes solitário, árido, cheio de dificuldades.

O desejo por laços verdadeiros está na Bíblia: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho” (Eclesiastes 4,9).

 

Mais sobre o autor

Saint-Exupéry nasceu em Lyon, na França. Foi o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Ele perdeu o pai quando tinha apenas quatro anos. A mãe assumiu a educação dos cinco filhos e foi ela quem o incentivou a escrever contos e prosas.
Segundo a Memória EBC, Saint-Exupéry morreu em um acidente de avião em 31 de julho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial e seu corpo nunca foi encontrado. Em 1998, um pescador pescou uma pulseira prateada, com o nome de Antoine de Saint Exupéry e da esposa inscritos. Os restos do avião foram achados em 2004, perto de Marselha (França), a 83 metros de profundidade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito criativa a postagem que relaciona a Bíblia com o livro do Pequeno Príncipe. A primeira vez que li esse livro foi na aula de Filosofia do Ensino Médio. Muito legal!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.