O que o 5G vai mudar em minha vida?

O que o 5G vai mudar em minha vida?

A implantação do 5G no Brasil tomou conta das notícias e da expectativa da população que aguarda a utilização dos benefícios velozes e práticos que essa tecnologia promete para nossas relações com a internet. A realidade é que existe uma série de adequações e protocolos legais que precisam ser regulamentados antes de podermos visualizar a instalação de antenas do novo sinal ou de recebermos em nossos aparelhos celulares as vantagens dessa tecnologia. Vamos saber mais sobre isso?

Quais as vantagens da internet 5G, tanto tecnicamente, quanto na esfera social? 

É indiscutível que os benefícios da implantação da tecnologia 5G são imensos tanto na esfera social quanto econômica, principalmente para os municípios interioranos.

De acordo com o engenheiro eletricista e conselheiro titular da APEE (Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas) do Crea-PR, Edson Luiz Dalla Vecchia, por ter características como altas taxas de transmissão de dados (velocidade) e baixa latência (tempo de resposta), entre outras características, o 5G permite massificar a internet das coisas (IoT), promovendo avanços na tecnologia para segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial.

“Todos estes avanços permitem uma melhor qualidade de vida da população, geração de empregos, aumento da renda e arrecadação dos municípios, sem contar a qualidade dos serviços na palma da mão dos usuários da telefonia celular, que poderão usufruir de um equipamento mais rápido, com velocidades e tempo de respostas muito maiores”, ressaltou. 

Na prática, o usuário sentirá mudanças na operacionalidade dos aparelhos tecnológicos como uma internet 100 vezes mais rápida que o 4G, diminuição de atraso nas mensagens em chamadas de vídeo, integração e conexão entre diversos aparelhos como relógios, semáforos e até coleiras de animais de estimação, além do processamento de dados na nuvem – e não mais nos chips –, deixando os aparelhos celulares mais rápidos. 

Como saber se meu aparelho está habilitado para receber o 5G?

Desde o anúncio do 5G no Brasil, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibilizou uma lista com a relação de dispositivos que suportam a nova tecnologia. No total, mais de 80 aparelhos são compatíveis com o sinal e têm autorização para serem comercializados no país. Confira a lista completa aqui.

A marca que lidera a lista de aparelhos já habilitados é a Samsung, com 25 modelos diferentes, seguida pela Motorola, com 14 opções no mercado. A Apple aparece na lista de marcas com nove e Xiaomi com oito. Além delas, outras marcas estão presentes como Asus, Realme, HMD Global, Lenovo, Positivo e TCL.

É importante destacar que, segundo a Anatel, é comum que usuários não encontrem o aparelho na lista e tenham comprado com a oferta de 5G. Isso ocorre, segundo a agência, pois muitos foram vendidos dessa forma, mas há um movimento de atualização da lista com suporte dessa tecnologia, sendo que alguns deles podem sair dessa relação por falta de certificação. 

Onde já está disponível?

Atualmente, apenas capitais estão com o novo sinal disponível, sendo que, no Brasil, 15 unidades da Federação já oferecem o 5G, são elas: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis, Palmas, Vitória, Fortaleza, Natal,  Recife, Curitiba, Salvador e Goiânia.

As capitais Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina vão receber o sinal 5G a partir da próxima semana, dia 19. A previsão é que todas as capitais do país estejam com a nova tecnologia até o fim de novembro. Já nos demais municípios do país, o sinal poderá chegar até 2029. 

“Quanto aos prazos para implantação em cidades do interior, conforme cronograma estabelecido pela Anatel, as implantações são subdivididas pela quantidade populacional, sendo que cidades de pequeno porte terão um prazo maior para a implantação. No entanto, as operadoras podem adiantar a implantação da tecnologia, por isso, é importante que os municípios se antecipem e estejam com suas legislações atualizadas”, avaliou o engenheiro Edson. 

Etapas da implantação dessa tecnologia nas cidades

Conforme o engenheiro eletricista, todos os municípios precisam ter sua legislação atualizada visando desburocratizar o processo de implantação do 5G.

“A Lei Municipal é que norteará a instalação das várias antenas de que o sistema necessita para seu perfeito funcionamento, tanto no quesito da diminuição da burocracia, assim como na definição dos locais autorizados para instalação, ou seja, distanciamentos de postos de saúde, escolas, hospitais. Para que as operadoras possam instalar suas infraestruturas e sistemas, elas devem saber e seguir os critérios de instalação e exigências determinados pela Prefeitura, que deve constar em um instrumento legal, neste caso, uma Lei Complementar”, esclareceu. 

Isso ocorre porque não existe uma padronização da legislação municipal. Assim, tendo cada município o conhecimento de suas demandas internas e características próprias, é ele o responsável pela regulamentação local. Em Carta Aberta da Anatel aos municípios, a agência citou dificuldade na obtenção de licenciamento urbano de infraestruturas de telecomunicações, desde a quantidade de regras e de instância de aprovação, até mesmo a proibição de instalação dos equipamentos em determinadas regiões das cidades.

 “Com a chegada do 5G será necessário uma quantidade maior de estações rádio base (antenas) para cobrir as áreas urbanas, sendo assim, a Anatel recomenda rever e centralizar as regras e procedimentos de análise e adotar sistemas baseados em tramitação e peticionamento eletrônicos, visando à desburocratização do processo de implantação”, completou o conselheiro. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria de Fátima
    Bom saber! Tinha dúvidas e agora entendi

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.