Os benefícios de passar mais tempo com os avós

Os benefícios de passar mais tempo com os avós

Já escrevi vários textos sobre os direitos dos idosos para o Portal IDe+, abordando saúde, educação e as punições para os crimes cometidos contra eles. Além de advogada e estudiosa da vida idosa, também sou neta e conto com várias memórias afetivas positivas dos meus avós. Nesse mês que celebra o Dia dos Avós, compartilharei um conteúdo mais leve.

Longe de ser algo enfadonho, como alguns jovens pensam, de forma equivocada e infeliz, o convívio com os avós e com as pessoas idosas em geral pode gerar muitas passagens felizes e positivas. É preciso que exista uma aliança entre jovens e idosos para que o mundo seja melhor. Se não houver respeito e amizade entre gerações, não haverá a boa concretização da fraternidade cristã no mundo.

Nas palavras do Papa Francisco, o futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Ele afirmou: “quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro”.

O convívio com os avós gera muitos benefícios, tais como:

1) Aumento da sabedoria

“Levanta-te diante dos cabelos brancos; honra a pessoa do velho e teme a teu Deus. Eu sou o Senhor (Levítico 19,32).”

Quem ouve os mais velhos, amadurece mais rápido, comete menos erros e tem mais chances de ser feliz. Ouvir os conselhos dos avós aumenta a nossa sabedoria e perspicácia diante dos obstáculos da vida.

2) Maior segurança emocional

“Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a vida (Eclesiástico 3,14).”

O jovem que convive com os avós encontra fortaleza emocional e espiritual para os seus momentos de angústia. Muitas vezes, quando os pais estão ocupados, são os avós que fazem o papel de conselheiros espirituais e suporte emocional.

3) Reforço da fé

“Meu filho, aceita a instrução desde teus jovens anos; ganharás uma sabedoria que durará até a velhice (Eclesiástico 6,18).”

Em muitas famílias, são os avós que transmitem a fé católica para os jovens. Os avós contam as suas memórias dentro da Igreja Católica e ajudam a aumentar o vínculo entre os jovens e a Igreja quando mostram a importância dos sacramentos.

4) Maior valorização das raízes familiares com equilíbrio e humildade

“Na companhia dos anciãos, não sejas falador, não multipliques as palavras em tua oração (Eclesiástico 7,15).”

Os jovens pensam muito no futuro e na realização dos seus sonhos. Tudo isso é muito importante, mas o excesso de vislumbre em relação ao futuro pode deixar o jovem soberbo, desequilibrado e irrealista. Ao ouvir sobre as dificuldades que os seus antepassados enfrentaram no passado, o jovem terá uma noção muito mais humilde e realista da vida, valorizando todos os sacrifícios da sua família no passado que proporcionaram o seu atual conforto.

Desse modo, o jovem também saberá planejar os seus objetivos com cautela e saberá ser humilde e generoso quando os seus sonhos se transformarem em realidade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.