Você sabia que mulheres vítimas do câncer de mama passaram a ter direito legal à reconstrução da mama pelo sistema público de saúde no Brasil? A lei (nº 13.770) foi publicada no Diário Oficial da União de 20 de dezembro de 2018 e garante “cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer”.
De acordo com o texto, os procedimentos de simetria da mama e de reconstrução do complexo aréolo-mamilar passam a ser considerados partes integrantes da cirurgia plástica.
A lei estabelece ainda que, quando existirem condições técnicas, a reconstrução da mama seja efetuada de forma imediata. Quando isso não for possível, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia logo após alcançar as condições clínicas exigidas.
O câncer de mama é o câncer mais comum entre mulheres no mundo, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Para 2018, são esperados 59.700 novos casos de câncer de mama no país.
Fonte: Agência Brasil
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.