Por que precisamos passar por tantas tribulações na vida?

Por que precisamos passar por tantas tribulações na vida?

No setor de Aconselhamento Espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, essa é uma das perguntas mais recorrentes, mas ela vem, muitas vezes, camuflada de várias maneiras:

— Eu vou à Igreja todo domingo, participo da Eucaristia, rezo e Deus não me escuta.

— Faço o bem, e tem tanta gente que faz coisas erradas e são mais afortunadas.

— De que adianta rezar se Deus não me atende?

Esse é sempre um tema difícil, pois envolve o sentimento de quem sofre. Sobre o assunto, o Evangelista São Lucas traz um versículo que penso traduzir de maneira muito eficaz esse ensinamento. Ele escreve:

“Fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: ‘É necessário que passemos por muitas atribulações para entrarmos no Reino de Deus.'” (At 14,22)

É na própria vida de Jesus como Mestre e Modelo que obtemos a resposta. Mesmo sendo Deus encarnado entre nós, não tomou posse dessa condição e se fez igual a nós em tudo, menos no pecado (cf. Filipenses 2,6-13). O Senhor também nos diz “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me acompanhe” (Mt 16,24).

O propósito de Jesus não é nos causar medo, mas revelar que Ele é o exemplo a seguir para alcançarmos o Reino de Deus. Outro aspecto a se considerar é que grande parte de nosso penar e aflições são causados pelas nossas próprias escolhas. Deus não predestina as pessoas ao sofrimento, isso é um erro que muitas pessoas têm como certo.

O mais importante é sempre lembrar que, mesmo que se esteja passando por tormentos e provas, não se deve esquecer que Deus está sempre conosco. Ele não deseja nosso mal, mas muitas vezes permite que passemos por determinadas provações, seja para o nosso aprendizado ou para nos fortalecer na fé. Ainda tecendo esse tema, é inevitável não recordar de outra máxima: “o tempo de Deus”. Sim, é muito diferente do nosso, não é movido por nossas paixões e ansiedades humanas, até porque Ele tem um plano para cada um. Quanto mais nos distanciamos desse plano, mais tribulações passaremos devido às nossas escolhas erradas, ou seja, do livre arbítrio. 

Portanto, irmãos e irmãs, tenham paciência nas tribulações, na certeza de que Deus não nos dá um peso maior do que podemos suportar. Contudo, quando vier a prova, também virá a consolação.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Nilza Martins Dutra Santos
    As aflições , sofrimento as lutas diárias muitas vezes é fruto de nossas escolhas. Quando acontece algo que nos leva ao sofrimento , que não provocamos é preciso paciência, resiliência e esperança. Afinal as situações de sofrimento nos leva ao aprendizado. Que a paz de Cristo que excede a qualquer entendimento humano, nos fortaleça nas tribulações.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.