Quais são as profissões bíblicas?

Quais são as profissões bíblicas?

Todos os anos, o Dia Mundial do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é marcado pela realização de eventos de classe, manifestações e protestos em todo o mundo. Nesta data, é exaltado o valor do trabalho para a sociedade e como ele é capaz de dignificar a vida de qualquer pessoa.

O dia foi estabelecido em 1889, em Paris, para lembrar uma grande greve de operários ocorrida em Chicago, nos Estados Unidos, no dia 10 de maio de 1886. A principal reivindicação era a luta pela melhoria das condições para o exercício das atividades: redução da jornada de 13 horas para 8 horas e aumento de salários. Muitos trabalhadores morreram durante esse ato.

No Brasil, o Dia do Trabalhador passou a ser celebrado anualmente a partir de 1924.

Apesar das celebrações serem um tanto recentes, a verdade é que o trabalho existe desde quando existe a própria humanidade. Muita coisa mudou de lá para cá, registre-se, mas outras nem tanto. Se olharmos a Bíblia, por exemplo, é possível encontrarmos profissões que ainda permanecem as mesmas, com poucas alterações.

Eram profissões simples, voltadas ao estilo de vida da época e suas necessidades mais básicas e não havia uma grande variedade de ramos como nos dias de hoje. Geralmente, eram comerciantes, carpinteiros, pastores, agricultores, médicos, fabricantes de tendas, escribas, caçadores, açougueiros, pescadores e ferreiros.

Algumas fazem parte de nossas vidas até hoje, não é mesmo?

Vejamos:

Carpinteiro

Pode-se dizer que essa é a profissão mais conhecida por citação bíblica, já que São José e o seu filho, o próprio Jesus Cristo, eram carpinteiros. Como está escrito em Mateus 13,55 e Marcos 6,3, era natural naquela época – e hoje ainda é em algumas famílias – que os filhos sigam a profissão dos pais. E assim José ensinou o seu ofício a Jesus.

Médico

A profissão de médico é citada na Bíblia no livro de Colossenses 4,14:

“Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas”.

Além de médico, Lucas foi um evangelista de Cristo e narrou vários milagres importantes. As histórias testemunhadas por ele estão nos livros do Evangelho Segundo Lucas e de Atos dos Apóstolos.

Pescador

Uma parte dos discípulos de Jesus era formada por pescadores: André, Pedro, Tiago e João, para citar alguns. Eles foram convocados para serem pescadores de homens, por possuírem qualidades próprias da profissão como perseverança, esperança, paciência, forma e conhecimento, além de coragem para enfrentar os perigos.

Agricultor

Agricultores estão presentes em várias passagens da Bíblia, já que é uma das profissões mais antigas do mundo, responsável pela produção de alimentos. O profeta Amós, do Velho Testamento, era agricultor, como é relatado no Livro de Amós. O cultivo da terra sempre foi tarefa de homens e mulheres fortes, de muita fé em Deus, a quem pedem chuva para as suas lavouras.

Costureira

A profissão de costureira/costureiro sempre foi de extrema importância para a humanidade, não apenas para cobrir a nudez, mas também para proteger do sol e do frio. O capítulo 9 do livro de Atos cita Dorcas como uma figura muito importante, pois costurava roupas para os mais carentes. Além de caridosa, ela era muito caprichosa no seu ofício.

Governador

A Bíblia cita dois governadores muito importantes para o seu povo. José é um deles . Ele foi vendido pelos próprios irmãos como escravo, mas, pela vontade de Deus, tornou-se governador do Egito, salvando muitas pessoas da falta de comida que houve naquele tempo. Daniel é outro governador muito importante citado na Bíblia. Ele governou toda a província da Babilônia e recebeu o cargo após uma iluminação do Senhor sobre um sonho do rei Nabucodonosor.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ruan Gabriel
    Super interessante e legal!👏 Muito bom saber das profissões dos personagens bíblicos! Parabéns pelo texto👏
  • Sibele Santos
    Jesus é o médico dos médicos
  • Josilene Pino
    As profissões mudaram muito, mas as da Bíblia continuam valendo. Meu pai era carpinteiro dos bons - assim com São José, e sempre me orgulhei disso.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.