Você sabia que todos podem dar uma bênção?

Você sabia que todos podem dar uma bênção?

“Sua bênção!”. Esse pedido é comum e sempre bem-vindo. No dia a dia, a bênção, muitas vezes, é associada à figura do sacerdote ou religioso. Mas você sabia que cada pessoa tem a capacidade de abençoar seus familiares? A “bênção da família” é um gesto de amor e cooperação com os planos e ensinamentos de Deus, que pode ser realizado por todos os membros da família.

O ato de “abençoar” vem do latim bene et dicere, que significa “falar bem” de Deus. Abençoar a família é, portanto, trazer a presença de Deus para o centro da vida cotidiana. Nos momentos de alegria, tristeza ou de desafios, a bênção é uma forma de confiar a família aos cuidados do Pai e entregá-la.

Além disso, abençoar a família é um meio de fortalecer a fé entre os membros e torná-los bênção uns para os outros. A união familiar, quando abençoada, reflete a harmonia e a cooperação desejadas entre irmãos, pais e filhos.

“Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos” (Salmo 132,1).

Abençoar a família não requer um título eclesiástico, mas um coração aberto para compartilhar as bênçãos do Senhor com aqueles que fazem parte dos seus dias.

Como realizar a bênção da família

A bênção da família pode ser conduzida pelo pai ou pela mãe, por exemplo, especialmente ao final de um momento de oração em conjunto. Para iniciar, uma sugestão é a leitura de passagens bíblicas como 1 Coríntios 12,12-14 ou Efésios 4,1-6. Em seguida, uma oração conjunta pode ser feita, seguida por comentários e reflexões.

O texto da bênção: palavras de cuidado e proteção

A oração de bênção pode seguir um modelo como:

“Nós te bendizemos, Deus nosso Pai, porque quiseste que o teu Filho vivesse numa família humana, partilhando as suas alegrias e tristezas. Oramos por nossa família: mantém-na sob tua proteção, fortalece-a com a tua graça, torna-a pacífica e feliz. Ajuda toda a nossa família a ajudar uns aos outros nas provações e sofrimentos. Faz com que vivamos em harmonia e amor, seguindo o exemplo de teu Filho, Aquele que reina contigo para todo o sempre. Amém”.

No encerramento da bênção, a família pode ser aspergida com água benta, o que simboliza a purificação e a graça do Santíssimo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Valéria
    Acho lindo demais quem faz essa benção! Um gesto muito lindo 💖

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.