10 problemas que a falta de exercício traz

10 problemas que a falta de exercício traz

Não praticar exercícios físicos é um hábito muito perigoso que é, muitas vezes, um perigo silencioso. A Organização Mundial da Saúde alerta que o Brasil é hoje o país mais sedentário da América Latina, e o 5º do mundo. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que no Brasil quase 50% da população não pratica nenhuma atividade física. Entre os jovens, o número é ainda maior. São 84% das pessoas na faixa etária dos 15 aos 29 anos que estão correndo sérios riscos. Você é uma dessas pessoas? Se a resposta foi sim, preste muita atenção no conteúdo de hoje. 

O que significa ser sedentário?

As instituições de pesquisa e ciência consideram sedentarismo como a não realização ou a prática de atividades físicas inferior a 150 minutos por semana para população entre 16 e 60 anos. 

Isso significa, em resumo, uma prática de 30 minutos de atividades físicas durante 5 dias da semana, ou então 50 minutos três vezes na semana (dependendo da intensidade das atividades, pode ser até menos tempo). 

Nem parece muito, certo? Mesmo assim, muita gente não para nesse curto período de tempo para se movimentar. Porém, ao não praticar exercícios físicos com regularidade, a pessoa está nutrindo um hábito muito perigoso. Jovens sedentários não costumam perceber, mas enquanto ficam na frente de computadores ou trabalho excessivo, sem movimentar efetivamente o corpo, podem estar contribuindo para riscos em sua saúde física e mental. 

O professor de Educação Física Luiz Henrique Follmann alerta para os riscos do sedentarismo

 

Problemas que a falta de exercício faz

O professor de Educação Física, Luiz Henrique Follmann apontou 10 riscos que a falta de exercício pode trazer a uma pessoa, mesmo que ela seja jovem (e até mesmo em crianças). “Esses problemas afetam a vida do indivíduo de uma maneira significativa. Desde dores pequenas até algumas muito grandes podem acontecer pela falta de atividade física”, apontou. 

  1. Desenvolvimento de doenças cardiovasculares
  2. Riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  3. Cansaço e desânimo
  4. Falta de atenção
  5. Perda de massa muscular
  6. Estresse e ansiedade
  7. Aumento de peso e de gordura corporal
  8. Dores nas articulações
  9. Ronco e apneia do sono
  10. Diabetes

Um problema de saúde pública

Como o Brasil tem um número muito alto de pessoas sedentárias, os problemas pela falta de atividade física são muito maiores. De acordo com o professor, quanto mais pessoas sedentárias, mais doentes o Estado tem que tratar. 

“O gasto com saúde pública no Brasil é muito grande. Por isso é tão importante que o Estado incentive às práticas de atividades físicas, porque a longo prazo teremos menos pessoas doentes em decorrência do sedentarismo”, explica. 

Luiz também alerta para os problemas de saúde mental referentes à falta de atividades físicas e que as pessoas não costumam fazer a ligação entre ambos os problemas. “Até mesmo a autoestima da pessoa pode melhorar com a prática de atividades físicas cotidianamente”, completa. 

Como começar?

Se você é daquelas pessoas sedentárias que diz que está nessa situação por falta de tempo, o professor deu algumas dicas para você sair agora mesmo desse estágio. 

“Desde ir ao mercado a pé, levar o filho para a escola caminhando ou até mesmo convidando amigos ou familiares para uma partida de futebol ou caminhadas, tudo é atividade física. São excelentes maneiras da pessoa começar a sair do sedentarismo. Depois disso, ela vai querer fazer mais”. 

Além disso, segundo o profissional, como o ideal da OMS é a prática de 30 minutos de atividades regularmente, criar uma rotina e uma obrigação diária são essenciais para evitar as desculpas. “A atividade física deve ser sempre estimulada, desenvolvida. A partir do momento em que se percebe isso, a pessoa acaba vendo que é bom e quer fazer mais”. 

A última dica é investir em esportes/atividades que você goste muito. Se você os inserir em uma rotina, certamente vai sentir falta quando não praticar. 

“O sedentarismo é uma coisa que não pensamos agora, mas irá nos afetar daqui a 5 ou 10 anos. Até mesmo a nossa capacidade de fazer coisas básicas do cotidiano, que são fáceis, como agachar, caminhar… Se não fizermos atividades físicas agora, ficarão ainda mais difíceis e limitarão nosso próprio bem-estar”. 

Que tal sair do sedentarismo agora mesmo?

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Douglas
    Muito interessante isso vejo muitas pessoas que conheço que não praticam nenhuma atividade física e isso pode ser que não afete agora mas com o decorrer dos anos vão sentir .

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.