5 dicas para utilizar o seu 13º salário de forma consciente e próspera

5 dicas para utilizar o seu 13º salário de forma consciente e próspera

Estamos concluindo o ano de 2021 e acredito que cada um termina o ano com os seus desafios, dentre eles, o financeiro.

Observamos melhorias de indicadores, como a queda na taxa de desemprego para 12,6%, divulgada pelo IBGE em dados do 3º trimestre de 2021, assim como o aumento da população ocupada e da população que estava fora do mercado de trabalho.

Contudo, vemos também a redução dos rendimentos dos brasileiros, com destaque para dois fatores: vagas chamadas de precárias no mercado de trabalho e a alta da inflação, que resultam na redução do poder de compra das pessoas.

Neste cenário, o 13º salário dá “aquela força” no orçamento do mês de dezembro e até do mês de janeiro do próximo ano – mas alerto que o desafio do melhor uso deste dinheiro não será igual para todos! É o caso, por exemplo, se você já recebeu e gastou parte do dinheiro e tem agora apenas a outra parcela a receber, por volta do dia 20 de dezembro. Nesse caso, a quantia disponível será menor, já que os impostos desse benefício trabalhista são descontados apenas nesta 2ª parcela.

Mas vamos lá! Você ainda pode utilizar este dinheiro de forma consciente e a seu favor. Para isso, elegi 5 dicas de educação financeira pessoal que irão te ajudar. São elas:

1. Acertar débitos (dívidas) atrasados

Uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil registrou que apenas 16% das pessoas vão priorizar o pagamento de dívidas em atraso. Você que está lendo este artigo agora, pensou nesta possibilidade?

Se você parcelou as compras de Natal realizadas com a 1ª parcela do 13º salário, verifique se as receitas mensais recebidas nos meses de pagamento são suficientes.

Se não, separe os valores (ou parte deles) para complementar a sua renda nos respectivos meses.

Caso você tenha alguma despesa que ficou atrasada ao longo do ano, aproveite para efetuar o pagamento e iniciar o ano no “azul”!

Quem procurar para regularização:

*CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
* SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito

2. Iniciar sua reserva de emergência

Já falei em reserva de emergência em outro artigo. O papel desta quantia reservada das finanças é ajudar nos gastos imprevistos que possam surgir em algum mês e que não foram contemplados na renda mensal.

3. Poupar e investir

Uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, de novembro de 2021, levantou que 34% das pessoas afirmam que vão economizar o dinheiro do 13º salário. Você que está aqui lendo pode ser um destes!

Há quem tenha organizado as contas no ano de 2021 e esteja no estágio de fazer a reserva futura (previdência ou outros investimentos para o plano de aposentadoria). Então, esta quantia extra na renda de dezembro poderá ser destinada para iniciar ou reforçar o plano de crescimento do patrimônio financeiro.

Vale aqui ressaltar que pessoas que recebam bônus pelo atingimento de metas em 2021 também poderão destiná-lo a este plano financeiro futuro. Quanto maior o volume investido, maior será o montante referente ao rendimento.

4. Comprar presentes de Natal

Para quem tiver deixado os presentes de Natal para comprar agora, a dica é fazer uma lista e colocar de 2 a 3 opções de presentes para cada pessoa e seus respectivos valores. Some-os para ver a combinação que irá gastar menos. Mas, atenção!

Caso você já tenha definido parte do dinheiro extra para outros fins, como fazer a reserva de emergência, pagar dívidas ou investir, o valor total dos gastos dos presentes terá que ser a diferença.

5. Reservar a quantia das despesas de janeiro

Lembre-se que o mês de janeiro de 2022 concentra contas como: impostos (IPTU, IPVA), viagem de férias, gastos escolares (matrícula, material) e os presentes de Natal parcelados, como orientei na dica anterior. Então, vale somar todas estas despesas e reservar a parte correspondente do valor do 13º salário. Isso garantirá que a sua conta bancária comece o ano “no azul”!

Gostaram das dicas? Pense nas pessoas queridas que podem usufruir das dicas para organizarem suas vidas financeiras “sem sustos e ansiedade” e encaminhe o link deste artigo com as dicas.

Se quiser aproveitar e fazer um “resumão” das orientações que preparei para o leitor IDe+ em 2021, tire um dia e faça uma “maratona” no portal, relendo e anotando os pontos que irão te ajudar a organizar as finanças e subir mais um degrau no próximo ano. Qualquer dúvida, deixe um comentários no meu Instagram ou envie uma mensagem pelos canais de comunicação do portal IDe+, que responderei a todos!

Espero que agora você esteja pronto para iniciar o ano de 2022 mais feliz!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.