“Adoção, um Sublime Ato de Amor”: saiba mais sobre a série original da Rádio Evangelizar

“Adoção, um Sublime Ato de Amor”: saiba mais sobre a série original da Rádio Evangelizar A grande família de Ingrid Mendes. Imagem de arquivo familiar cedida para divulgação pela Rádio Evangelizar

A Rádio Evangelizar colocou no ar uma nova série original. “Adoção, um Sublime Ato de Amor” conta histórias comoventes e reais, com relatos de famílias em processos de adoção tardia, além de dramas e lições emocionantes, extraídos da realidade das crianças consideradas “inadotáveis”: aquelas que têm algum tipo ou grau de deficiência física e mental, são adolescentes ou estão em abrigos junto dos irmãos.

A jornalista Adriana Rendak, criadora do aplicativo A.DOT, em entrevista para a Rádio Evangelizar

Segundo os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Brasil há mais casais dispostos a adotar do que crianças e adolescentes à espera de um lar adotivo. Em 2021, 46.390 pessoas manifestaram o desejo de adotar junto às instâncias judiciais competentes. 3.770 crianças e adolescentes aguardavam na fila da adoção, no mesmo período.

Ou seja, havia mais candidatos do que crianças prontas para serem adotadas. Até agosto de 2022, eram 4.078 crianças, para 32.077 pretendentes. Em 2023, até o momento são 4.227 crianças e adolescentes, para mais 30 mil homens e mulheres que querem se tornar pais adotivos.

A explicação para a disparidade é que 37% destes meninos e meninas não se encaixavam no perfil apontado como o “desejado”. Esse é o caso de crianças ou adolescentes que vivem com HIV e outras doenças crônicas, ou que têm alguma deficiência física ou mental permanente. Além disso, a idade é também uma condição que pesa. Em 2022, das 32.596 pessoas que manifestaram o desejo de adotar “filhos do coração”, apenas 355 aceitavam crianças com mais de 12 anos de idade.

Onde vivem cinco, vivem 10

Já no episódio de abertura, a nova série original da Rádio Evangelizar contou a história comovente do casal Ingrid e Marcos Mendes. Mesmo com três filhos biológicos e orçamento limitado, eles adotaram cinco irmãos de uma única vez. A decisão permitiu que as crianças cresçam e se desenvolvam juntas. O casal criou uma ONG para apoiar e orientar outros candidatos a adoção sobre a experiência e responsabilidade amorosa de todo processo.

Ingrid com a família

Outro caso da série “Adoção, um Sublime Ato de Amor” é o do rapaz Alexsander Paiva Lobo, de 21 anos, que decidiu que não queria ser adotado. Sem contato com a família de origem, da qual se separou aos 13 anos de idade, ele recebeu o convite de duas outras famílias para formar um novo lar, mas preferiu continuar na instituição. Alex fez diversos cursos profissionalizantes e, hoje, trabalha em um hotel de Curitiba.

Questões legais

Serão apresentadas, ainda, na segunda temporada da série, informações importantes sobre a Lei da Adoção no Brasil, com a participação do promotor de Justiça Francisco Zanicotti, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba, e sobre o funcionamento do primeiro aplicativo para adoção, o A.DOT, criado pela jornalista Adriana Rendak.

A jornalista Adriana Rendak, criadora do aplicativo A.DOT, com seus dois filhos

Assim como na série anterior da Rádio Evangelizar – “Milagres”, que contou histórias emocionantes de sobreviventes – a nova série da emissora tem quatro episódios de até 48 minutos, lançados semanalmente, nas segundas-feiras, entre os dias 27 de fevereiro e 20 de março. A sequência vai ao ar no programa “Viva a Alegria” sempre às 9h da manhã, e também durante o programa “A Hora do Associado”, às 11h da manhã. A apresentação dos episódios fica a cargo da jornalista Fabiana Wantuch.

Os episódios da série serão distribuídos pela Rede Evangelizar e disponibilizados para a reprodução na grade de programação de quase 1.700 emissoras associadas e parceiras, espalhadas por todo o país. “O formato da série Milagres, já está disponível no canal do Spotify, foi bem aceito pelos ouvintes das rádios”, comenta a produtora e uma das idealizadoras das séries, a jornalista Adriana Lopes.  

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Adriana R. Lopes
    A Série Adoção, um sublime ato de amor, é um alento para o coração daqueles que estão na fila de espera para receber um filho do coração. O processo é longo, cheio de desafios mas a nada supera a alegria e o amor de abrir os braços e acolher crianças e adolescentes, que querem uma família.
  • Juliane Rudolf
    Tema delicado e importante! Adorei e quero muito ouvir os programas!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.