Alimentação nas férias: veja cuidados necessários

Alimentação nas férias: veja cuidados necessários

Você já planejou o que fará nas férias? Onde ir, como, o que irá levar? Época maravilhosa para desfrutar de lazer e descanso. Mas, e a alimentação? Dá para garantir uma rotina saudável mesmo se estiver viajando e longe de casa, onde você tem praticidade e pode preparar suas refeições? A resposta é, sim! É possível manter uma rotina saudável e seu organismo agradece por você ter esse cuidado com sua saúde.

Sabemos que, ao viajarmos, buscamos variar o cardápio, por isso é sempre comum frequentarmos novos restaurantes, participarmos de confraternizações, irmos a praias, clubes e, nesses locais, haverá uma variedade grande de alimentos. Porém, é importante manter alguns cuidados com a saúde, como, por exemplo, estar atento à hidratação.

Nos expomos bastante ao sol em praias, resorts; por isso, manter a hidratação pode prevenir problemas de saúde como desidratação e problema renal. Nosso corpo precisa de uma adequada ingestão hídrica para todos os processos do organismo.

Para saber a quantidade ideal de água que devemos ingerir, basta multiplicar de 35 a 40 ml pelo seu peso. Exemplo: uma pessoa que pesa 70 kg deve ingerir em torno de 2.450 a 2800 ml por dia. Os líquidos como sucos naturais e chás também fazem parte da hidratação e você também pode incluí-los no seu cardápio.

A primeira refeição é tão importante quanto às demais, então evite pular o café da manhã. Busque um café da manhã nutritivo; é importante fazer uma refeição completa para auxiliar na saciedade e já ingerir nutrientes que te darão energia para iniciar o dia bem disposto e poder aproveitá-lo da melhor forma.

Exemplos de cardápios para o café da manhã:

  1. Pão integral + queijo branco + suco de frutas.
  2. Uma porção de frutas + pão de grãos + queijo branco + café.
  3. Uma tapioca com ovos + café (a tapioca é uma ótima opção para intolerantes ao glúten).
  4. Pedaços de fruta + iogurte natural + granola + 01 colher de café de mel.

Planejamento ajuda muito na hora de manter hábitos saudáveis, mas é importante saber que não é tão fácil planejar estando em férias. Por isso, algumas dicas simples podem fazer toda diferença: incluir frutas e bebidas naturais nos lanches entre as refeições (pode incluir também picolés naturais de frutas, flans naturais e iogurtes batidos com frutas) vão te ajudar a evitar a desidratação, afastando ainda as viroses e desconfortos intestinais, já que oferecem fibras, vitaminas e minerais, e também vão ajudar a refrescar.

Opte por um prato mais leve no almoço, com uma proteína de fácil digestão, legumes (opte por cores: quanto mais colorido o prato, mais encontramos nutrientes). Conhecer o organismo é importante para oferecer o que ele precisa para se manter bem. No jantar, você pode equilibrar consumindo pratos mais quentes.

É importante fazer escolhas com consciência, evitando o excesso de frituras, petiscos ou gordurosos. É comum, quando estamos em outra região, desfrutarmos dos pratos e delícias regionais; mas é preciso equilibrar a qualidade da alimentação consumindo verduras, legumes e proteínas em alguma refeição.

Outra dica super bem-vinda é estar atento à mastigação. Coma devagar, pois comer rápido pode causar mal-estar. Coma sem pressa, dê tempo para o seu organismo absorver bem os nutrientes e para você se sentir saciado mastigando bem. Dessa forma, você sentirá o sabor dos alimentos e desfrutará de uma alimentação saborosa e saudável.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.