Alimentação ou atividade física: o que é mais importante para alcançar o peso adequado

Alimentação ou atividade física: o que é mais importante para alcançar o peso adequado

A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Ambos os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde em 2018. 

Nesse contexto, existe uma real necessidade de maior preocupação com a balança, principalmente por causa da saúde. Alimentação e exercícios regrados são fundamentais para quem está em busca de perder peso.

Há quem opte por um por outro, mas o ideal é conciliar os dois na medica adequada e indicada por profissionais. Porém, é comum ouvir alguns cálculos como “70% de dieta e 30% de alimentação”.

O assunto foi esclarecido pela endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Maria Edna de Melo, em entrevista ao Saúde Brasil. Segundo a profissional, não existe composição mágica para indicar o balanço ideal entre exercício e alimentação.

“É preciso avaliar o paciente de uma forma muito individual, pois as pessoas respondem de forma diversa, tanto às restrições alimentares quanto à prática de atividade física”, explica Maria Edna. “Quem está com excesso de peso precisa entender que a perda de peso envolve gordura e massa muscular. Daí a importância da combinação de exercícios aeróbicos e resistidos, que é para manter a massa muscular o máximo possível e garantir um emagrecimento muito mais saudável”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.