“Bee Movie – A História de uma Abelha” e o ofício sagrado em busca do bem comum

“Bee Movie – A História de uma Abelha” e o ofício sagrado em busca do bem comum Foto: divulgação

O inconformismo com um mundo nem sempre justo por causa da ação dos homens pode motivar ainda mais o cristão a fazer a diferença, por meio do seu trabalho, e buscar transformar a sociedade. Munido com os ensinamentos do amor ao próximo, ele tem os meios para se tornar uma grande liderança para o bem.

O longa-metragem de animação “Bee Movie – A História de uma Abelha”, lançado em 2007, serve de ponto de partida para uma reflexão sobre o real sentido do trabalho para o homem e o que ele de fato é capaz de proporcionar não apenas para o indivíduo, mas para o bem comum.

O filme conta a história da abelha-operária Barry que, depois de sair da faculdade, se vê destinada a trabalhar em uma fábrica de mel pelo resto da vida, sendo explorada em um trabalho “comum”, bem ao estilo do chamado “american way of life” (estilo de vida americano).

Porém, Barry começa a se questionar sobre os verdadeiros valores, o significado do trabalho e o que ele pode gerar de benefícios para a coletividade.

Trabalhar para o bem de todos

Na corrida por resultados e lucro rápido, para a qual o cristão é empurrado diariamente no expediente de fábricas e empresas, muitas vezes a verdadeira essência do trabalho é deixada de lado. Afinal, do que adianta trabalhar tanto se não vemos o resultado do nosso esforço servir ao bem da sociedade?

A Bíblia nos ensina que devemos trabalhar para nos sustentar, para sustentar as nossas famílias e ajudar os outros (Efésios 4,28; 1 Timóteo 5,8). A preguiça, por sua vez, nos leva à pobreza e à ruína (Provérbios 6,9-11).

Ao servirmos ao outro e proporcionarmos o bem de todos com o nosso trabalho, agradamos ao Senhor.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Colossenses 3,23).

O ofício sagrado

O que a abelhinha Barry questiona é algo que ocorre muito nos dias de hoje, quando o valor do dinheiro se sobrepõe ao propósito do trabalho, que é executarmos nossas tarefas, o nosso ofício, com afinco e com o coração voltado para o amor ao próximo.

Desde cedo em nossas vidas estudamos para aprender uma profissão que nos traga dignidade, ao mesmo tempo em que nos transforma em peças fundamentais para o desenvolvimento da coletividade. Há quem pense e comece a agir, porém, como se trabalhar fosse um sacrifício.

E aí cabe refletir sobre o verdadeiro significado da palavra sacrifício. Originado do latim, quer dizer “sacro ofício” ou “ofício sagrado”. Então, devemos entender que o nosso trabalho, o desenvolver de nossas habilidades, pode ser encarado como algo maior, mais relevante e que promova o bem de todos.

BEE MOVIE – A HISTÓRIA DE UMA ABELHA
(Bee Movie)
Estados Unidos, 2007
Direção: Steve Hickner e Simon J. Smith

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Glicia Santos
    Boa reflexão e opção de filme para as férias das crianças.
  • Helena sakamura
    Boa analogia, quero assistir ao filme.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.