Os processos acelerados da modernidade acabaram afetando negativamente o sono de muitas pessoas. Dificuldade para dormir, insônia, pesadelos e sono leve podem ser algumas das características de quem está estressado ou com problemas de saúde mental, por exemplo.
A dificuldade de ter um sono tranquilo e em paz compromete o dia a dia. Quem dorme mal ou muito pouco não está apenas prejudicando um momento da sua vida, mas sim a saúde. Isso porque o sono funciona como um reparador do corpo. É durante esse momento que vários órgãos se preparam para um novo dia e, quando o descanso é ineficiente, ficamos aquém do desejado.
Especialistas destacam que um ser humano deve dormir de 6 a 8 horas todos os dias. No entanto, a Associação Brasileira do Sono (ABS) afirma que mais de 36% dos brasileiros não têm esse hábito.
Sem o tempo mínimo de descanso diário, o corpo não consegue se recuperar do trabalho e preparar o organismo para um novo amanhecer.
Se você é uma das pessoas que está dormindo mal, separamos algumas dicas para que você tenha um sono tranquilo e em paz.
A oração é uma arma potente para aliviar as tensões e preocupações do dia a dia. Ao conversar com Deus, nos desligamos dos problemas cotidianos e preparamos a nossa mente para as coisas boas que a Sua Palavra nos oferece.
Durante a oração antes de dormir, foque nos agradecimentos pelo dia que passou e em colocar nas mãos de Deus o futuro que virá com o dia seguinte. Afastar-se dos medos do amanhã e saber confiar no que Ele nos reservou ajuda a acalmar a mente e relaxar.
Na Carta aos Bispos da Igreja Católica (1989), destaca-se que a oração cristã é sempre determinada pela fé que resplandece a verdade de Deus e de suas criaturas. “Por isso mesmo, falando com propriedade, a oração assume a forma dum diálogo pessoal, íntimo e profundo, entre o homem e Deus”.
Deus nos escuta quando oramos de coração. “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (Jo 4, 23).
A passagem demonstra a importância de orarmos e consumirmos o alimento das Palavras de Deus continuamente. A oração permite que façamos uma reflexão sobre a maneira como estamos vivendo e nos ensina a caminhar em direção ao bem.
E esse caminho proporcionado pela oração deve seguir para o amor ao próximo, em uma ação em prol dos ensinamentos e mandamentos que nos aproximam de Deus em todas as ocasiões, inclusive para um sono melhor e em paz.
A oração antes de dormir pode ser feita na cama, em um quarto ou qualquer ambiente agradável e aconchegante. Diminuir as luzes para que o sono comece a chegar é uma boa dica para esse momento, bem como músicas tranquilas e calmas para aliviar as tensões.
Você pode criar uma rotina de orações com tempos variados. Pelo menos 15 minutos todas as noites antes de dormir são muito eficientes para o relaxamento do corpo e da alma.
Outra dica é priorizar o pensamento sobre coisas passadas (buscando o perdão e a gratidão) e menos foco no futuro, porque isso pode despertar a atividade cerebral para tentar resolver ou antecipar problemas.
Velas perfumadas e incensos também são eficientes na busca de um sono tranquilo, além de criarem um bom ambiente para a oração.
Especialistas recomendam ainda um jantar leve, beber bastante líquido, fazer exercícios regularmente, evitar o uso de celular e/ou computador antes de dormir, e manter uma rotina saudável.
Não há uma oração obrigatória antes de dormir que garanta um sono em paz, mas sim a pureza do seu próprio coração. Há pessoas que preferem rezar o Pai Nosso, outras o Santo Anjo. Indicações da Igreja também apontam os Salmos como um ótimo caminho para dormir melhor.
Independentemente da oração, o ideal é sempre refletir sobre suas próprias ações e quais os caminhos para seguir.
A Carta aos Bispos reflete sobre essa procura de Deus por meio da oração, que deve ser precedida e acompanhada sempre pela purificação dos próprios pecados e erros, já que os puros de coração conseguem enxergar a Deus.
“O Evangelho visa sobretudo uma purificação moral de falta de verdade e de amor e, a um nível mais profundo, de todos os instintos egoísticos que impedem o homem de reconhecer e aceitar a vontade de Deus na sua pureza”.
Por várias vezes, Deus conversa conosco por meio dos sonhos. Na Bíblia, várias passagens aparecem, especialmente quando o Espírito Santo penetra nas profundidades do consciente e no coração dos fiéis para nos apresentar a Palavra.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.