Foto: Felipe Gusso
O final de ano chega e fugir do ritual nesse período é bastante difícil. Afinal, passar por esses dias sem o processo de autoavaliação, de reflexão e de rememoração é bastante raro. Culturalmente, compreendemos como o encerramento de um ciclo e, naturalmente, nos colocamos em observação. E então, o roteiro é clássico: colocamos na balança nossas metas e frustrações, o que almejamos e o que, de fato, conquistamos, principalmente, em relação a coisas práticas e concretas. Mas e sobre as nossas metas e desejos pessoais, como seres humanos e irmãos cristãos, como está nosso processo reflexivo?
Se, para 2023, o desejo de se tornar uma pessoa melhor está na lista, então, esse texto é para você! Muitas vezes, nosso coração cristão tem muitas preces e nem sempre sabemos como pedir a Deus para nos atender. Antes de começarmos a suplicar nossos anseios, devemos louvar ao Pai e pedir perdão por nossos pecados. Depois, ao apresentar nossos desejos, é preciso humildade e orar para que a vontade Dele seja feita antes de qualquer coisa para, então, com fé e paciência, fazer seu pedido.
Assim, antes mesmo de pedir mudanças para o próximo ano, rememore seus passos, comportamentos e atitudes cometidas em 2022, pedindo perdão pelos pecados e descaminhos. A partir disso, seu coração estará leve e preparado para iniciar o processo de evolução que deseja.
Deus é poderoso para transformar e agir na vida de todos, mas não haverá mudança se não existir movimento genuíno dentro de nós. Pedir para o Pai atender nossos pedidos e apenas aguardar pelo milagre é falho e desrespeitoso. Por isso, algumas dicas e pequenas ações podem ajudar a colocar você no caminho que deseja para 2023, em sua trajetória cristã:
A Bíblia Sagrada é um poderoso instrumento para aprender com Jesus. Por meio de suas narrativas, podemos nos inspirar a sermos seres humanos melhores, baseados na bondade, fé e honestidade do filho de Deus.
Para todas as situações de nossas vidas, principalmente nas rotineiras, quando às vezes nos perdemos ou nos distanciamos do Pai, há alguma passagem bíblica para nos ensinar e nos propor reflexão, seja sobre amar o próximo, perdoar, praticar a honestidade, a misericórdia, o não julgar, a hospitalidade e a oração. Por isso, inserir a leitura bíblica na rotina do novo ano é um passo muito valioso para a construção de um ser humano melhor. Sobre esse assunto, veja aqui o passo a passo para ler a Bíblia.
A rotina agitada e os inúmeros compromissos diários que temos, muitas vezes, nos dominam e nos colocam no modo automático. Isso quer dizer que, em algumas situações, temos encontros, tarefas ou atitudes sobre as quais não refletimos ou sentimos verdadeiramente suas proposições.
Para sermos pessoas diferentes ou melhores, mudar o modo de agir é obrigatório. Assim, buscar pequenas quebras de rotina fazem a diferença: fazer algo legal com quem ama, fazer um trabalho voluntário, praticar o perdão, sorrir, buscar se conhecer, conhecer seus defeitos e se desafiar a melhorar, nos colocam, pouco a pouco, mais perto do caminho e dos propósitos de Deus.
A mudança que queremos começa em nós e ninguém poderá fazê-la em nosso lugar. Sair da zona de conforto, parar de dar desculpas ou de buscar empecilhos e canalizar a energia nos propósitos pessoais que deseja, ao lado de Deus, é uma receita poderosa para se fazer uma pessoa melhor em 2023.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.