Conheça os benefícios do açafrão-da-terra na prevenção de doenças e como utilizá-lo na culinária

Conheça os benefícios do açafrão-da-terra na prevenção de doenças e como utilizá-lo na culinária

O açafrão-da-terra é uma planta herbácea que tem origem na Ásia cujo nome científico é Curcuma longa L. e pertence à família zingiberaceae. É primo do gengibre e, inclusive, um de seus nomes populares é gengibre amarelo, devido à sua semelhança. Um aspecto que chama muita atenção no seu interior é a bela cor amarela dourada. Por esse motivo, em alguns locais ele também é chamado raiz de sol.

Essa especiaria, além de muito utilizada na culinária como tempero e corante, também agrega diversos benefícios à saúde, devido à sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antienvelhecimento, antiviral e antidiabético. É muito recomendado substituir temperos artificiais por naturais, como a cúrcuma, que pode ser usado em pratos como proteínas em geral, feijão, caldos, sopas, arroz, omeletes, entre outros pratos que podem ser criados a partir da criatividade para trazer algo novo e saboroso.

Além disso, a cúrcuma atua na redução do risco de Doença de Alzheimer (DA), pois possui propriedades que evitam danos em proteínas, como a ação anti-amiloidogênica, que é um mecanismo importante, já que uma das principais características fisiopatológicas da doença é a agregação da proteína amiloide e um envolvimento em excesso da proteína tau, que são proteínas utilizadas como auxílio diagnóstico de doenças demenciais como a DA. Dessa forma, um dos mecanismos de ação da cúrcuma envolve essas proteínas evitando esses danos.

A cúrcuma possui compostos que são chamados polifenóis e flavonoides, que são responsáveis por importantes benefícios à saúde quando utilizados no dia a dia e o principal polifenol presente é chamado curcumina. Esses compostos polifenóis são encontrados principalmente em plantas e frutas que oferecem benefícios como ação anticancerígena e anti-inflamatória. Para tê-los mais presentes na alimentação, consuma também frutas como laranja, morango, uva, amora, mirtilo, kiwi, acerola, entre outras. 

Além disso, é importante destacar que mesmo com todos esses benefícios, a curcumina possui uma limitação na sua absorção e utilização pelo organismo. Então, para ter uma melhor absorção, o açafrão-da-terra pode ser usado na preparação dos alimentos junto com uma pitada de pó de pimenta preta e azeite extra virgem, por exemplo, que melhoram a sua absorção e torna as refeições ainda mais gostosas e saudáveis.

Conhecendo todos esses motivos, podemos incluir diariamente na alimentação para oferecer mais cor, sabor e benefícios para a nossa saúde. Veja abaixo uma receita na qual pode ser utilizado o açafrãodaterra.

Receita de Omelete com açafrão-da-terra

Ingredientes

1 cebola picada

1 tomate pequeno picado

3 ovos inteiros

Queijo branco picado

Orégano a gosto

Açafrão-da-terra a gosto

Sal, pimenta do reino e coentro a gosto

1 colher (sopa) de azeite extra virgem

Modo de preparo

  1. Doure a cebola em azeite;
  2. Em um bowl bata três ovos inteiros, tempere com orégano, sal e pimenta do reino moído na hora;
  3. Em fogo médio na frigideira adicione os ovos na cebola, o tomate picado e o queijo picado, coentro e mexa bem, deixe cozinhar e adicione o açafrãodaterra. Espere ficar firme embaixo, vá soltando com uma espátula e dobre. Está pronto!

Estudos prévios

Um estudo de revisão sistemática publicado em 2019 na revista internacional Current Neuropharmacology, de minha autoria juntamente com grupo de pesquisa do qual faço parte, aborda o assunto e envolve estudos que trabalham o uso desse composto testando seus efeitos em modelos experimentais, indicando que a substância pode auxiliar no tratamento. É importante que novas pesquisas sejam desenvolvidas a longo prazo sobre o assunto.

Referência

da Costa IM, Freire MAM, de Paiva Cavalcanti JRL, de Araújo DP, Norrara B, Moreira Rosa IMM, de Azevedo EP, do Rego ACM, Filho IA, Guzen FP. Supplementation with Curcuma longa Reverses Neurotoxic and Behavioral Damage in Models of Alzheimer’s Disease: A Systematic Review. Curr Neuropharmacol. 2019;17(5):406-421. doi: 10.2174/0929867325666180117112610. PMID: 29338678; PMCID: PMC6520588.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.