Esta matéria não poderia ser iniciada de outra forma senão com a repetição do título, até para que se fixe a ideia na cabeça: cuidar do corpo é também uma forma de cuidar de Deus. Isso porque, além de carregarmos o próprio Cristo no nosso corpo, alçado a templo do Espírito Santo, somos, enquanto matéria, instrumentos de evangelização.
É preciso lembrar também que, conforme versado nas Escrituras Sagrada, o nosso corpo não nos pertence, pois é um bem do próprio Deus, o que reforça a necessidade de bons cuidados. Afinal, trata-se de um presente dado pelo Senhor e temos a obrigação de zelar. E se todos esses argumentos não foram suficientes, lá vai mais um: somos imagem e semelhança delE, lembra?
Isso significa que, quando colocamos dentro do nosso corpo substâncias capazes de nos adoecer, estamos ferindo o próprio Cristo que habita em nós. Esse desleixo com o sagrado não faz bem e pode abrir portas para uma série de desconexões. Feito um envenenamento voluntário, ainda que em pequenas doses, mas com considerável potencial de nos prejudicar.
“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6,19-20).
Glorifiquemos, então, com todos os cuidados necessários. Mas quais são eles, afinal?
É a alimentação que mantém o pleno funcionamento do nosso corpo. Troque alimentos calóricos e gordurosos por naturais e saudáveis, tenha uma alimentação rica em nutrientes e evite produtos industrializados.
Temos que beber pelo menos dois litros de água por dia. A água é responsável por hidratar, nutrir e limpar o nosso organismo das toxinas e impurezas que ingerimos. Sucos, chás e outros líquidos fazem bem, mas nada substitui a água.
A prática de exercícios é importantíssima para a saúde tanto do nosso corpo quanto da mente. Não é só uma questão de estética! Praticar atividades físicas contribui para melhorar funções cognitivas, aliviar a ansiedade e produzir substâncias químicas amigas da felicidade.
Como já vimos aqui em outra matéria, algumas boas horas de sono podem ajudar na obtenção de uma vida melhor e mais saudável. Dormir bem faz maravilhas para a saúde, prevenindo várias doenças, a exemplo do câncer. Pelo menos de seis a oito horas por dia.
Todos os dias, faça uma higiene mental e elimine pensamentos e sentimentos ruins. A fé no amor de Deus e a leitura da sua palavra pode auxiliar nessa limpeza. Principalmente no que diz respeito ao perdão. Sempre que possível, faça coisas que te deem prazer e promova momentos felizes com quem que você ama.
Cuidar do nosso corpo e da nossa mente, portanto, exige certa dedicação diária. Afinal, se trata de uma mudança de comportamento que vamos adquirindo aos poucos, conforme tomamos consciência do nosso estado e buscamos a transformação, tendo como argumento a mais o fato de, ao dedicar esse cuidado, estamos colocando em prática mais uma forma de amar a Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.