Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

A cada hora, 26 mulheres são vítimas de violência no Brasil. Os dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 apontam ainda alto índice de feminicídios e da violência doméstica sofrida pelas mulheres. Para conscientizar mais mulheres a saírem da situação de violência, 25 de novembro é lembrado como o dia internacional de não-violência contra a mulher. 

A escolha pela data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, brutalmente assassinadas em 1960, pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam o regime ditatorial e, por serem ativistas, acabaram mortas. 

Assim como elas, milhares de mulheres morrem todos os anos em decorrência do machismo, da violência e dos abusos. Outras acabam convivendo com a violência pela vida toda, com medo de denunciar ou sem saber de seus direitos. 

 

Canais de denúncia

Para além da homenagem, a data reforça a necessidade de combater todos os tipos de violência contra as mulheres. Por isso, se você sofre ou conhece alguém que sofre qualquer tipo de violência, pode procurar ajuda. 

Em cidades onde não há serviço especializado, como redes de enfrentamento e apoio, é possível encontrar ajuda pelo telefone 180 ou diretamente na Polícia. 

 

Luta das mulheres

Muitas enfrentam os percalços e garantem o sustento da família. Entre elas estão as que trabalham na lavoura. Mais de 40% da renda das famílias que vivem no campo são produzidas por mulheres, e são elas também que cultivam 45% dos produtos plantados e colhidos no Brasil. 

Apesar disso, elas ainda lutam por mais espaço e reconhecimento, bem como para melhorar a vida de toda a família. 

Ficou interessado no assunto? Então se liga nessa dica do IDeplay. O documentário Mulheres Invisíveis é uma excelente forma de aprender mais sobre as mulheres que vivem no campo. Você tem acesso a esse conteúdo clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.