Grupo Bonitas resgata autoestima e proporciona troca de experiências entre mulheres que lutam contra a doença

Grupo Bonitas resgata autoestima e proporciona troca de experiências entre mulheres que lutam contra a doença

O escritor moçambicano Mia Couto diz que “ninguém tem ombro para suportar sozinho o peso de existir”. E no enfrentamento do câncer de mama, muitas mulheres descobrem que poder compartilhar suas experiências com outras na mesma situação ajuda a lidar com as várias emoções que acompanham o recebimento do diagnóstico e os processos de tratamento da doença.

A docente do curso de Psicologia da Estácio, Ingrid Lavor, explica que entre o diagnóstico e as intervenções terapêuticas, podem acontecer episódios de estresse, depressão ou ansiedade relacionados com as mudanças de rotina, dores e sintomas físicos do tratamento, que afetam os relacionamentos e impactam no trabalho, sono e alimentação.

A cada ano do triênio 2020-2022, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ocorram 66.280 novos casos de câncer de mama no país, e em muitos deles, a depender do tratamento, lidar com as mudanças na imagem corporal também atinge a autoestima das pacientes que perdem seus cabelos ou passam pela mastectomia, que é a retirada cirúrgica de toda a mama.

Diante dessa jornada, a troca de vivências e informações possibilita que seja gerado um espaço de ajuda mútua no enfrentamento dessa enfermidade com suas questões emocionais e práticas do dia-a-dia.

“Ao estar em grupo, também se possibilita que todas as temáticas atravessadoras ao adoecimento sejam discutidas e os sentidos ampliados a partir do olhar e da perspectiva do outro. Grupos de apoio se somam a uma rede de fatores e estratégias de enfrentamento que possibilitam caminhos para o paciente oncológico”, ressalta a professora.

Em Natal, um dos grupos que realizam ações com a intenção de proporcionar oportunidades para as pacientes oncológicas interagirem e minimizarem suas angústias é o Grupo Bonitas, criado em 2015 pela bacharel em Direito Adilza Holanda.

Ela conta que estava acompanhando a cunhada na sala de quimioterapia e percebeu que as mulheres ali presentes tinham em comum a queda na autoestima e muitas dúvidas entre si, então sugeriu que fizessem um grupo no WhatsApp. Com o tempo e com a criação de vínculos, surgiu o desejo de encontros presenciais, até mesmo para acompanhar mais de perto a evolução do tratamento das integrantes do grupo.

“Nós acolhemos e tentamos fazer o resgate da autoestima da mulher que recebe esse diagnóstico e às vezes não sabe qual o próximo passo. Muitas acreditam que o câncer é uma uma sentença de morte, mas não é. Então, trazemos essa mulher para perto, orientamos, damos esclarecimentos. E, principalmente, formamos essa rede de apoio que se assemelha a um grande abraço solidário entre todas que estão lutando contra o câncer”, finaliza Adilza.

Para viver o Outubro Rosa

Durante o mês, várias iniciativas são realizadas, mas o mais importante é a disseminação de informações corretas a respeito da saúde e dos sinais que o corpo demonstra. As principais alterações e sinais suspeitos de câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido;
  • Pele com aspecto de casca de laranja;
  • Alterações nos mamilos;
  • Mama com tons avermelhados;
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região abaixo das axilas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a indicação é que seja realizada a mamografia de forma anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Solidariedade na pauta

A Associação Evangelizar É Preciso, da qual o IDe+ faz partem, recebe, durante todo o mês de outubro, doações de cabelos, lenços e acessórios para mulheres em tratamento do câncer de mama que recebem apoio da Associação Amigas da Mama (AAMA). A arrecadação acontece até o dia 31 na Recepção da Obra, que fica localizada na Praça Senador Correia, número 55, bairro Centro, de Curitiba.

Participe e doe autoestima!

 

  • No Outubro Rosa, deixe a fé da Lorena inspirar você. Leia essa história inspiradora aqui!

 

Fonte: Letra A Comunicação

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.