Hora de seguir o exemplo de Rita Lee e ajudar o próximo

Hora de seguir o exemplo de Rita Lee e ajudar o próximo Foto: www.focka.com.br | Carol Mendonça

A cantora Rita Lee mantinha um segredo bem guardado que só agora foi revelado pelo Padre Júlio Lancellotti. O fato aconteceu durante missa realizada na capela da Universidade São Judas Tadeu, no tradicional bairro da Mooca, São Paulo, no último domingo, 14.

Sem nenhum tipo de alarde ou divulgação, a roqueira doava roupas do seu acervo pessoal ao Padre para que ele as encaminhasse aos mais necessitados e carentes. E mais! Por muita vezes, ela mesma chegou a entregar as peças a pessoas em situação de rua da região.

Por respeito ao anonimato da caridade, a revelação só foi feita agora por Júlio Lancellotti, após a morte da cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, escritora e ativista brasileira, ocorrida no último dia 8 de maio.

https://tvbrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/padre_julio_lancellotti_grande.jpg

Conhecido por suas obras sociais, ele contou esse pequeno segredo aos fiéis presentes à missa do último Dia das Mães, encerrando a celebração com a canção “Meu Bom José”, gravada pela cantora.

“Era uma amiga muito querida”, disse o sacerdote.

Na verdade, a generosidade dela com a doação das roupas só não foi segredo total porque o próprio Júlio Lancellotti, em outubro de 2022, durante a pandemia, postou em suas redes sociais um bilhete assinado pela roqueira e uma foto de algumas peças doadas.

A cartinha de Rita para o Padre dizia:

“Acompanho seu trabalho maravilhoso e gostaria de contribuir para que as almas tão necessitadas as quais você cuida e ajuda tão corajosamente ganhem um pouco do que eu posso dispor. Obrigada pelo seu desapego às glórias mundanas e sua paixão genuína com os mais necessitados. Que a Luz divina esteja sempre ao seu lado. Sou sua fã! Rita Lee. Outubro de 2020”.

Frio é ainda mais rigoroso para quem dorme nas ruas

Com a proximidade da chegada do inverno, as noites e madrugadas costumam ficar cada vez mais frias – e muitas vezes congelantes em algumas cidades como Curitiba (PR) e de outras localidades do Sul do Brasil. Quem mais sofre com as baixíssimas temperaturas são as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e que dormem nas ruas.

O exemplo de Rita Lee mostra que é preciso sermos fraternos e caridosos com os nossos irmãos desassistidos, independentemente de religião, etnia, modo de vida, orientação sexual ou classe econômica. Afinal, somos todos irmãos perante o Senhor.

E como ensinou Jesus, ao sermos solidários com o próximo é a Ele mesmo a quem estamos ajudando:

“Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais humildes, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mateus 25,40).

É hora de ajudar

A Campanha do Cobertor 2023 – Multiplique Calor e Carinho foi lançada no dia 13 deste mês e segue até 31 de julho. É promovida pelo setor de Projetos Sociais da Associação Evangelizar É Preciso, que reunirá cobertores novos para serem distribuídos entre pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas por instituições parceiras. O início coincide com o Dia da Fraternidade Brasileira. Em Curitiba, os donativos podem ser deixadas na recepção da Obra Evangelizar, na Praça Senador Correia, nº 55, Centro, ou ainda no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h40. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (41) 3221-6030.

Mas se você não está em Curitiba e gostaria de ajudar pessoas em situação de rua, que tal se inspirar na campanha e também mobilizar familiares e amigos para fazerem doações?

A dica é, após reunir o que foi arrecadado, encaminhar os donativos a instituições credenciadas ou à Arquidiocese local para que sejam devidamente distribuídos entre famílias necessitadas.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Vanda Fernandes Queiroz
    Excelente! Parabéns!
  • Rita de Cássia seben
    Bom exemplo. Devemos olhar e ajudar os necessitados!
  • Margareth Araújo
    Belo exemplo da Rainha do Rock! Boa ajudar o próximo.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.