Inverno: vontade de comer alimentos mais calóricos não é só imaginação

Inverno: vontade de comer alimentos mais calóricos não é só imaginação

O inverno já começou. Em alguns lugares já foi preciso tirar as cobertas do guarda-roupas. Em outro as temperaturas seguem amenas. Mesmo assim, será que nesse período de dias com temperaturas mais baixas, temos efetivamente impactos nos hábitos alimentares de milhares de brasileiros?

Segundo o nutricionista e professor da Estácio, Phelipe Aureswald, é normal que, nos dias mais frios, surja a vontade de comer pratos mais calóricos e gordurosos porque o organismo gasta mais calorias para manter a temperatura corporal. Entretanto, ainda são necessários cuidados para manter uma boa alimentação e não prejudicar a saúde durante a época, alerta o especialista.

A primeira orientação do nutricionista é manter a hidratação mesmo nos dias de temperaturas mais baixas. “É comum nos esquecermos de tomar água e isso ocorre porque eliminamos menos líquido através do suor”, afirma Amaral. 

Consumir fontes de gorduras boas como, por exemplo, oleaginosas (castanha-do-pará, castanha de caju e amendoim) também ajuda a se manter saciado de forma mais saudável. Outra dica é aproveitar as frutas da época, que além de serem mais nutritivas, normalmente são mais baratas. 

Para se esquentar, os chás são uma boa pedida, mas devem ser consumidos com moderação e, em alguns casos, com orientação de um nutricionista. Gengibre, canela, chá verde e camomila são algumas sugestões, mas pessoas grávidas ou com pressão alta devem consultar um nutricionista antes de fazer o consumo.

“Outra dica importante é que as pessoas evitem fazer uma redução calórica drástica, já que isso pode comprometer o sistema imunológico. Jamais retire alimentos fontes de carboidratos, como arroz, batata, mandioca, farofa, batata doce, entre outros, da sua alimentação sem orientação profissional. Os carboidratos são fontes de energia para o nosso sistema nervoso central, sem contar que estão relacionados à manutenção do sistema imunológico”, pontua o professor da Estácio. 

Festas juninas

Típicas do mês de junho, quando começa o inverno oficialmente no hemisfério Sul, as festas de São João e São Pedro ainda deixam em alta, durante os dias mais frios, quitutes deliciosos como pamonha, canjica e bolos diversos. Embora a base das preparações utilize alimentos naturais como milho, mandioca e coco, há a adição de outros ingredientes, como açúcar, sal, óleo e outras gorduras, às receitas. Segundo Tassia Morais, professora de Nutrição da Estácio, essas combinações são o que acaba aumentando o valor calórico dessas preparações.

A orientação da nutricionista é dar preferência aos pratos minimamente processados, como o milho cozido ou assado, pipoca caseira, amendoim torrado, cuscuz, batata doce e macaxeira cozida. “Caso a pessoa opte por um prato típico, como a canjica, pamonha, bolo preto, a ideia é trocar os ingredientes ainda no preparo, como, por exemplo, o açúcar refinado pelo demerara, colocar menos sal na preparação e diminuir a gordura utilizada”, indica Tassia.

“O grande segredo da alimentação, não só na época das festas juninas, mas em qualquer data comemorativa e época do ano, é a moderação. O ideal é ter um comportamento mais saudável em relação ao alimento: comer devagar, mastigar melhor, respeitar os sinais de fome e de saciedade. Tudo isso ajuda no controle dos excessos nesse período”, orienta. 

 

Publicado por Letra A

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.