Já conhece o aplicativo “Celular Seguro”? A iniciativa auxilia na proteção contra roubo e furto dos aparelhos

Já conhece o aplicativo “Celular Seguro”? A iniciativa auxilia na proteção contra roubo e furto dos aparelhos

Os smartphones se tornaram quase extensões das vidas. Para trabalho, lazer e até mesmo para auxílio nos momentos de fé, os aparelhos são muito úteis. Porém, são também muito visados e constantemente alvos de furtos e roubos. Em resposta a essa demanda crescente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou o aplicativo “Celular Seguro”.

Desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e operadoras de telefonia, o “Celular Seguro” tem como uma das principais características a capacidade de agir rapidamente em caso de roubo ou furto.

Ao comunicar o incidente por meio do “Celular Seguro”, os usuários podem acionar bloqueios tanto no próprio aparelho quanto em aplicativos bancários e outros acessos disponíveis no dispositivo. A ação imediata ajuda a proteger os dados pessoais do usuário e dificulta o uso ilegal do aparelho por terceiros.

Para utilizar o aplicativo, os cidadãos brasileiros precisam estar cadastrados no portal Gov.br, o que garante a identificação confiável e segura.

O processo de instalação e configuração é simples e intuitivo, seguindo algumas etapas básicas:

  1. Instalar o aplicativo: disponível nas lojas de aplicativos, basta buscar por “Celular Seguro” e seguir as instruções para instalação.
  2. Logar no aplicativo por meio do Gov.br: o acesso ao aplicativo requer login no portal Gov.br, utilizando CPF e senha para autenticação.
  3. Concordar com os termos de uso: antes de prosseguir, é necessário ler e concordar com os Termos de Uso e Privacidade de dados, que também detalham as instituições envolvidas no projeto.
  4. Cadastrar pessoas de confiança: para uma gestão eficaz da segurança do dispositivo, os usuários podem cadastrar pessoas de confiança que terão acesso às informações em caso de incidente.
  5. Registrar telefone: todos os aparelhos devem ser registrados no aplicativo para que o alerta seja emitido corretamente em caso de roubo ou furto. É importante ressaltar que a linha do aparelho deve estar cadastrada no CPF do usuário.
  6. Registrar ocorrência: em caso de roubo, perda ou furto, o usuário ou a pessoa de confiança cadastrada pode criar uma ocorrência diretamente pelo aplicativo, facilitando o processo de comunicação com as instituições parceiras.

Assim que a ocorrência for emitida, será gerado um NÚMERO DE PROTOCOLO, que deve ser guardado para futuras referências e atendimentos com as instituições parceiras.

Mais dicas para prevenir furtos e roubos de celular

Além de utilizar o aplicativo “Celular Seguro”, é importante adotar medidas preventivas para evitar furtos e roubos de dispositivos móveis. Aqui estão algumas dicas essenciais:

  • Mantenha o limite mínimo de tempo de desbloqueio da tela do aparelho.
  • Não tenha apenas um e-mail.
  • Não mantenha salvas as senhas de entrada em e-mail ou contas bancárias no seu celular.
  • Evite estabelecer a mesma senha para desbloqueio da tela e seus aplicativos.
  • Execute sempre a autenticação de dois fatores em suas redes sociais e aplicativos.
  • Tenha conhecimento e salve em segurança o número de IMEI do seu aparelho.

Quer outras informação sobre celulares?

Internet Segura BR: como projeto busca estimular, na prática, a segurança no ambiente digital

SuperSobrinho: ele criou um serviço para ajudar idosos a lidar com a tecnologia

Já pensou em um novo aplicativo da Associação Evangelizar É Preciso?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.