No Dia do Sorvete, aprenda duas receitas saudáveis do doce preferido de muita gente

No Dia do Sorvete, aprenda duas receitas saudáveis do doce preferido de muita gente

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Sorvete, sobremesa gelada que com seus sabores variados adoça a vida dos apreciadores. A data coincide com o início da Primavera e foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) para estimular as vendas do setor. No Brasil, são mais de 10 mil empresas produtoras de sorvetes e gelatos (sorvete italiano), com faturamento acima de R$13 bilhões por ano, gerando 300 mil empregos diretos e indiretos.

E para consumir a sobremesa sem culpa e de forma saudável, a professora do curso de Nutrição da Estácio, Marcella Tamiozzo, traz informações importantes para aqueles que temem sair da dieta para mergulhar no prazer de um bom sorvete.

Segundo a nutricionista, o sorvete industrializado contém açúcar em excesso e gorduras trans, componentes que devem ser consumidos moderadamente por pessoas portadoras de diabetes e dislipidemias, além de aditivos como corantes e saborizantes artificiais.

“Somado a isso, a sobremesa tem o valor calórico bem elevado, desfavorecendo quem deseja perder peso. Os aditivos, como corantes e saborizantes, conhecidos na comunidade científica como neurotoxinas, podem causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso. Além disso, também podem causar alergias, problemas intestinais e estomacais, quando consumidos em excesso e com frequência”, frisa Marcella Tamiozzo.

Mas quando consumido moderadamente, o sorvete pode trazer alguns benefícios para a saúde. “Do ponto de vista nutricional, apesar da grande quantidade de açúcar e gordura e da presença de aditivos, ele é considerado um alimento bem nutritivo, sendo fonte de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e minerais como cálcio e fósforo, entre outros”, afirma.

Para quem não quer abrir mão de um bom sorvete ou gelato naqueles dias quentes de primavera ou verão, a especialista apresenta algumas dicas importantes. Segundo Marcella, as opções mais saudáveis são os sorvetes de frutas, preparados com água, sem adição de açúcar, que contêm menos gordura e calorias, pois além de serem mais leves, ajudam na hidratação e podem ser consumidos por pessoas intolerantes à lactose.

 

Sorvete preparado em casa

Para quem ficou tentado a tomar um sorvete e quer opções baratas e artesanais, a professora de Nutrição da Estácio diz que é possível preparar a sobremesa em casa, e indica duas receitas fáceis e rápidas.

Sorvete caseiro de morango

Ingredientes:

  • 2 bananas grandes congeladas
  • 1/2 xícara de morango picados congelados
  • 100 ml de iogurte desnatado opcional (ou grego)

Modo de Preparo:

  1. Congele a banana e o morango na noite anterior.
  2. Coloque as frutas congeladas dentro de um processador de alimentos ou em um liquidificador (porém o liquidificador deixará o seu sorvete um pouco mais mole).
  3. Bata tudo até ficar cremoso.

 

Sorvete de banana fit

Ingredientes:

  • 3 bananas nanicas congeladas
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim
  • Nibs de cacau e amêndoas trituradas a gosto

Modo de Preparo:

  1. Congele as bananas cortadas em rodelas durante 2 a 3 horas.
  2. Tire as bananas do congelador no momento de preparar a receita.
  3. Coloque as bananas congeladas no liquidificador ou processador com a pasta de amendoim e bata até ficar cremoso. Em seguida, acrescente os nibs a esta massa.

 

Fonte: Letra A Comunicação

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Adorei as receitas, porque sorvete é a minha sobremesa favorita. Eu amo sorvete de cacau. Não sabia das curiosidades. Amei!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.