Em 5 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Caridade. A data lembra o aniversário de morte de Santa Madre Teresa de Calcutá, considerada um dos maiores exemplos do mundo no combate à pobreza.
Assim como ela, há muitos outros grandes exemplos e inspirações quando o assunto é caridade. O maior deles, Jesus, nos ensinou que a caridade deve ser considerada uma virtude de amar ao próximo, da mesma maneira como amamos a nós mesmos.
“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3, 16-17).
A passagem em João demonstra a importância da caridade na vida dos cristãos. Se alguém que vê o outro passar necessidade e não ajuda, não sabe verdadeiramente o que é o amor de Deus.
Provavelmente, você já leu ou ouviu a passagem Bíblica no Evangelho de Mateus, a qual fala sobre o ato de caridade sem divulgar que está fazendo isso.
“Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”(Mateus 6, 2-4).
Quem precisa ver a caridade é somente Deus, porque ela significa e representa o amor de Jesus com seus irmãos e o do Pai conosco. Quando percebemos que devemos amar uns aos outros como Ele nos ama, compreende-se que a caridade tem como significado o amor, a preocupação e a solidariedade.
Assim sendo, quando a caridade é feita, é preciso que ela tenha um interesse genuíno, vindo do coração de quem está praticando. Isso significa que tem que ser feita com o único propósito de ajudar o irmão que precisa. Quando a caridade vem do amor puro, ela transcende tudo!
É preciso, portanto, fazer sempre de bom grado, nunca pensando que essa é uma imposição de Deus para alcançar a vida eterna. Nesse sentido, cabe a pergunta: você é realmente caridoso ou faz isso por desencargo de consciência?
Depois de responder para você mesmo essa pergunta, talvez outra surja: mas como consigo ser caridoso em um mundo em que as pessoas estão tão distantes umas das outras?
Realmente, muitas vezes tem-se dificuldades em ser caridoso, seja por falta de conhecimento de como e quem ajudar ou até mesmo por desconfianças sobre as pessoas que precisam de ajuda. Por isso mesmo, cada dia mais, entidades têm se esforçado para ser um elo entre quem ajuda e quem precisa dessa mão amiga.
Mas nem sempre é fácil encontrar entidades responsáveis e éticas, que cumpram os preceitos de Deus e dos homens. A dica, nesse caso, é quando buscar instituições confiáveis e procurar seu histórico e perfil. Há muitas hoje no Brasil capazes de mediar a caridade e ajudar muita gente em diferentes situações.
A Obra Evangelizar, da qual o IDe+ faz parte, é uma das instituições que realizam projetos sociais e prezam pela segurança das doações dos fiéis associados. Juliane Gonçalves, coordenadora de Projetos Sociais da Evangelizar, explica que todas as ações e projetos feitos pela instituição consideram as demandas das expressões sociais para promover ações práticas de transformação. Além disso, elas têm como objetivo minimizar as mazelas que afligem as pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
“Prezamos pelas prestações de conta de modo a demonstrar as finalidades de todos os recursos adquiridos, respeitando a intenção daqueles que doam, o que muitas vezes acontece por meio da expressão de fé das pessoas e suas promessas, algo muito valioso para o nosso trabalho”.
Quais ações são feitas pela Obra Evangelizar?
Juliane explica ainda que a principal ação da Obra é a doação de alimentos para instituições sociais. Os alimentos vêm de doações feitas em eventos solidários, online ou presenciais, e são repassados a todos os estados do Brasil. “Sempre direcionamos os nossos esforços aos mais vulneráveis, desenvolvemos ações no âmbito da saúde e o do Direito, como os serviços gratuitos de psicologia e orientações jurídicas”.
“Trabalhamos nos repasses de materiais hospitalares e fraldas geriátricas. Atendemos mães com o auxílio ao enxoval para o bebê que vai chegar. Além de outras campanhas fixas sazonais, como a campanha do material escolar, da Páscoa, do Cobertor, do Dia das Crianças, Outubro Rosa e Natal. Outras ações de conscientização são também desenvolvidas ao longo do ano, de modo a envolver a comunidade nas causas sociais e despertar nas pessoas sentimentos de empatia, solidariedade e fraternidade”, completa Juliane.
Ser caridoso é uma missão de Deus para todos nós. Pela solidariedade, é possível mudar a vida de quem tanto precisa. Conte com instituições responsáveis e comprometidas, como a Evangelizar, para lhe ajudar nessa jornada. Com o apoio da comunidade e a confiança depositada, muitas famílias recebem ajuda.
“A Associação Evangelizar É Preciso pratica a caridade 365 dias por ano sendo apoiada por tantas pessoas que seguem os passos de Jesus Cristo no acolhimento dos mais vulneráveis”.
Veja aqui a prestação de contas de Projetos Sociais da Obra Evangelizar.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.