O que é “psicofobia”?

O que é “psicofobia”?

Você já ouviu falar que “depressão é ‘mimimi” ou até mesmo “falta de Deus”? Comentários como esse não apenas não ajudam como ainda prejudicam mais a vida de pessoas que estão doentes e precisam de compreensão, acolhimento e tratamento profissional. Tais comportamentos são o que se chama de psicofobia.

O psiquiatra Gustavo Xavier, coordenador da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica que psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm algum transtorno mental.

No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a partir de dados divulgados em 2019, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com alguma doença mental. O Brasil é um dos países com mais quadros clínicos: cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com sintomas de ansiedade e mais de 11 milhões têm depressão.

Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia

12 de abril é o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, data do nascimento do humorista Chico Anysio, que durante anos realizou tratamento para controlar a depressão.

Quantas vezes alguém não foi aceito no trabalho por ter um transtorno mental? Ou quantos relacionamentos pessoais acabaram por este motivo? E ainda mais, quantas vezes o preconceito impediu o acesso a direitos básicos?

Esses são alguns questionamentos que a data traz para que toda sociedade possa refletir sobre o assunto e lutar contra o estigma. “Defender o paciente psiquiátrico é defender a vida. O preconceito causa sofrimento”, lembra o médico Gustavo Xavier.

 

Gustavo Xavier é médico psiquiatra – CRM/RN 4223 – RQE 1016

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.