Ao falar sobre São Pio de Pietrelcina, os milagres atribuídos à sua intercessão estão entre os destaques. Conhecido por sua profunda espiritualidade e seus dons extraordinários, os milagres de pessoas que recorreram a ele atraem fiéis de todo o mundo. Mais que acontecimentos excepcionais, têm a ver com sua vida de fé e entrega, marcada pela humildade e serviço a Deus.
“Quanto mais te deixares enraizar na santa humildade, tanto mais íntima será a comunicação da tua alma com Deus, dizia o Santo”.
Desde jovem, Padre Pio se mostrou dedicado às coisas de Deus. Nascido em Pietrelcina, Itália, no dia 25 de maio de 1887, com apenas 12 anos já havia recebido a Primeira Eucaristia e o sacramento do Crisma. Sua devoção à Santíssima Virgem e ao Anjo da Guarda moldaram a vida de oração e entrega. Aos 16 anos, entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, e em 1910 foi ordenado Sacerdote. Ele procurou se dedicar de corpo e alma à reconciliação dos fiéis e à celebração da Eucaristia e passou seus últimos anos no Convento de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo.
Para ele, os milagres eram um “humilde reflexo do próprio Cristo”. Seus dons espirituais, como o discernimento das almas e a bilocação, não eram um fim em si mesmos, mas instrumentos para fortalecer a fé e levar mais almas a Cristo. São Pio passava até 14 horas por dia no confessionário , acolhendo penitentes com paciência e misericórdia. Aqueles que saíam de suas confissões se sentiam renovados, prontos para uma vida nova em Cristo.
Padre Pio rapidamente ganhou a atenção de multidões devido aos milagres que ocorriam em torno dele. Alguns exemplos famosos são:
Francesco Santaraello era um homem deficiente físico que não conseguia andar. Ele costumava se arrastar pelo chão com a ajuda de muletas e mendigava ao lado do convento de São Pio. Um dia, ao pedir uma bênção ao Santo, Padre Pio ordenou que ele jogasse suas muletas fora. Sob o olhar atento da multidão, Francesco atendeu e, milagrosamente, começou a andar, algo que jamais conseguira antes. Ele nunca mais precisou das muletas.
Lello Pegna, um judeu que havia perdido a visão, foi levado a São Pio em busca de cura. O santo capuchinho disse-lhe que sua cura física só viria após sua conversão ao cristianismo. Lello aceitou o Batismo, mesmo enfrentando resistência familiar. Meses depois, sua visão começou a ser restaurada, e os médicos ficaram surpresos ao ver que seus olhos, antes cegos, estavam completamente saudáveis. Esse milagre não só curou Lello fisicamente, mas também transformou sua alma, fortalecendo sua fé.
Foram muitos milagres nos quais esteve diretamente envolvido. As perseguições por isso, inclusive, foram imensas. Pessoas diziam que eram todos forjados. Como a Igreja trata dessas coisas com muita seriedade, um inquérito eclesiástico foi aberto e durante as investigações, suas aparições públicas foram restringidas. A investigação provou não só sua inocência, mas que os milagres atribuídos a ele eram realmente inexplicáveis.
Dentre os inúmeros milagres atribuídos ao santo após sua morte, foi escolhido o de uma senhora de Salerno na Itália. No dia 2 de maio de 1999 o Papa João Paulo II declarou-o beato. Para um beato ser declarado santo é necessário um outro milagre comprovado cientificamente. Foi escolhida a cura inexplicável de uma criança gravemente enferma, Mateo Collela, da própria cidade de San Giovanni. Em 2002 Padre Pio foi solenemente canonizado por João Paulo II, na Praça de São Pedro, diante de imensa multidão.
São Padre Pio faleceu em 23 de setembro de 1968, aos 81 anos, e deixou um legado de fé, milagres e uma multidão de seguidores que se tornaram seus filhos espirituais. Ele foi beatificado em 1999 e canonizado em 2002 pelo Papa João Paulo II.
O Santo prometeu:
“Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar”.
Ó Deus, que em São Pio de Pietrelcina, sacerdote capuchinho, tens doado insigne privilégio de participar, de modo admirável, da Paixão de teu Filho, concede-me por sua intercessão a graça (dizer a graça) que ardentemente desejo e, sobretudo, dá-me mergulhar na morte de Jesus para alcançar também a glória da ressurreição.
(Rezar três Glórias ao Pai)
São Padre Pio, rogai por nós!
Em 2025, a Associação Evangelizar É Preciso completará 25 anos de existência. O ano de São Padre Pio na Evangelizar (de outubro de 2023 a setembro de 2024) foi dedicado ao seu intercessor. A partir da IX Festa de Jesus das Santas Chagas, que começou hoje (23), será o momento da madrinha da Associação, Nossa senhora do Carmo. Fique de olho para acompanhar essa devoção.
Para ler novamente ou conhecer os conteúdos do Ano de São Pio de Pietrelcina na Associação Evangelizar É Preciso, acesse a seguir:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.