Papo IDe+ trata da importância do silêncio e como alcançar a virtude da paciência

Papo IDe+ trata da importância do silêncio e como alcançar a virtude da paciência

No programa do dia 6 de maio (sábado), a apresentadora Tati Ayres conversa com a Irmã Maria Eugênia, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, e com o filósofo Tiago Correia sobre o poder de silenciar e esperar. Como ponto de partida, um exemplo bem oportuno: ao encontrar um texto na internet, 80% das pessoas leem o título somente. Os que continuam, leem apenas 20% do conteúdo. 

“Quando a gente pensa na impaciência que a gente vive nos dias de hoje, a gente pensa num mundo muito turbulento, com muitas distrações por todos os lados, muita informação e isso acaba nos impactando também no nosso dia a dia, na nossa maneira de pensar, na nossa maneira de ser”, analisa Tiago Correia.

A paciência é uma virtude que todos sabemos que precisamos cultivar, mas que temos dificuldade de praticar. Quando algo que não esperamos acontece, ou quando alguém fala algo de que não gostamos, é preciso processar com calma o ímpeto do primeiro impulso instintivo e deixar nossa razão prevalecer.

As demonstrações de ansiedade, da pressa constante que temos,  discursos de ódio, uso de redes sociais, a cobrança de termos que nos posicionar e opinar sobre tudo, o fato de acordarmos e já acessarmos a tela do celular, a pandemia, todas essas questões levam a reflexões sobre os impactos na vida das pessoas. Além da saúde mental, essa falta de paciência pode causar problemas de relacionamento na família ou no trabalho, por exemplo. Mesmo as pessoas com mais experiência se obrigam a se conectar.  São comportamentos que aprendemos em casa, muitas vezes, e nos habituamos a eles.

Para a Irmã Maria Eugênia, precisamos lembrar que temos temperamentos diferentes. Ela sugere que silenciar é um exercício diário que devemos nos propor. Acrescenta que paremos e façamos silêncio por cinco minutos, que já considera suficientes. Parar para pensar e evitar agir por impulso, que pode levar a arrependimentos.

“A paciência é uma virtude que nos capacita a suportar algo ou alguém sem nos descontrolar”, reflete a Irmã.

Por outro lado, a principal contribuição da filosofia é o processo de reflexão para construir um argumento. Para chegar a uma conclusão sobre algo que não conhecemos, é importante buscar fontes de informações que sejam confiáveis e, antes de tudo, questionar a si mesmo se estamos preparados para dar uma opinião sobre um assunto.

O silêncio conduz à virtude da paciência, mas não podemos confundi-la com inação ou passividade. É fundamental que o ser humano tenha, diariamente, um olhar sobre si. Meditar sobre suas reações e sobre a imensa quantidade de informações que recebe. Respirar fundo antes de reagir de forma instintiva e proceder, antes de tudo, com amor. 

Além dessas, várias outras reflexões podem ser conferidas no Papo IDe+ que será apresentado na TV Evangelizar neste sábado, às 19h30 e depois ficará disponível no IDeplay, a plataforma de streaming exclusiva dos associados da Associação Evangelizar É Preciso.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Juliane Rudolf
    Esperando para ver mais esse programa, especialmente com o querido Tiago! Parabéns pessoal!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.