Passo a passo para ter uma rotina organizada

Passo a passo para ter uma rotina organizada

O relógio não espera que pensemos com calma e a vida anda corrida, certo? Não é fácil ser organizado quando todas as coisas precisam ser resolvidas com rapidez. O mundo hoje pede tudo pra ontem, e exige, o tempo todo, resultados imediatos e eficiência. Você não tem mais tempo, e nós sabemos.

Respire fundo. Viemos contar a você que ser organizado passa, primeiro, por uma escolha de prioridades. Thais Godinho, autora do livro Vida Organizada, nos traz um conceito importante para ter uma vida melhor: trocar a ideia de organização pela de simplicidade. Mais importante do que separar tudo em caixinhas etiquetadas ou organizar o seu armário por cor, é criar um ambiente funcional, que atenda a necessidade de todos os moradores da sua casa.

Se organizar também não pode significar desperdiçar seu tempo. A organização serve a você e à sua família, para que lhes sobre espaço na rotina para cuidar da espiritualidade, da saúde, do lazer.

Mas como funciona? Seguem algumas sugestões saudáveis para se ter uma rotina organizada.

Crie uma rotina, mas não seja escravo dela

Rotinas não são fórmulas exatas, são sugestões, hábitos que você cria pra si mesmo para organizar melhor o seu tempo. Disponha as tarefas semanais de forma espaçada no seu calendário, respeitando tempos de descanso e lazer, o momento de meditar e orar, as pausas para se alimentar e estar com os familiares. Lembre-se, a vida passa mais depressa quando não aproveitamos o que realmente importa. E o amor deve ser sempre a primeira de nossas prioridades.

Planeje ao lado de Deus: sabe aquele momento em que tudo começa a desandar e você coloca o cumprimento das tarefas “nas mãos de Deus”? Que tal, ao invés, planejar junto a Deus? Reserve uma hora do seu dia para planejar, organizar e remanejar as tarefas da semana, do mês e do ano. Faça isso com o pensamento em Deus, estabeleça suas metas enquanto pede a Ele forças para realizá-las. Foque a sua mente em encontrar caminhos para alcançar aquilo que busca, e dê, dia após dia, um passo em direção aos objetivos. Faça assim os seus compromissos, reorganizando as suas entradas sempre que algo imprevisto lhe afastar do seu propósito. Não se culpe por não ter cumprido uma tarefa: remaneje-a e siga em frente.

Conheça o que tem e não compre o que não precisa

Quantas vezes deixamos roupas no fundo dos armários, sem usá-las por meses e até anos, e sequer sabíamos que estavam ali? Imagine que esse objeto funciona como um sentimento em nossos corações. Se não nos conhecemos por dentro completamente, não saberemos amar completamente. Com os nossos objetos funciona igual. Como não há paz no coração se o deixamos entulhado de sentimentos, e também não há paz se os nossos armários ficam cheios de objetos que não usamos quando tantos precisam deles. A regra é simples: se você não usa há um ano, vai para um brechó ou para a doação.

Tudo deve ser feito, não perfeito

Quanto tempo você tem para se organizar hoje? 15 minutos? Meia hora? Não desista de organizar porque o tempo é pouco. Você pode, em 15 minutos, organizar uma gaveta, e em meia hora, a geladeira. Aos poucos, você vai tornando seu espaço e suas rotinas mais ordenadas. Sem pressa. Não se preocupe se as coisas não funcionaram perfeitamente, mesmo você tendo colocado tudo na agenda. Organizar-se é um aprendizado diário que, por isso mesmo, precisa ser flexível. Não deu para hoje, reprograme e tente outra vez.

Priorizar algo não é eliminar todo o resto

 Interagir nas redes sociais pode ser divertido, e útil também. Estudar é importante. Relaxar, espiritualizar-se, praticar exercícios. Faça uma lista das suas prioridades, dividindo as atividades em três camadas: alta, média e baixa. Agora, distribua em cada camada as suas atividades, em ordem de prioridade. Finalmente, analise quantas atividades de estudos você pôs em cada uma das camadas, quantas de trabalho, quantas de autocuidado, quantas de afetividade, quantas de lazer. Elas estão equilibradas em cada uma das camadas, ou você está priorizando atividades do trabalho e esquecendo do bem-estar? Analise seus dados e “passe a limpo”, estabelecendo agora as prioridades que quer ter daqui pra frente.

Quando a mente colapsar, pare e recomece

Muitas vezes, a sensação de que não estamos dando conta aparece porque estamos pensando em muitas coisas ao mesmo tempo. Nesse momento, você precisa esvaziar a cabeça. Um método interessante proposto por David Allen, consultor em produtividade, é esvaziar a mente: pegue uma folha de papel e anote tudo que está entulhado na sua cabeça naquele momento, o cardápio do jantar, o nariz escorrendo do filho, a saúde da mãe. Em seguida, questione-se, item a item, o que demanda alguma ação sua, e formule, então, uma lista das prioridades, em ordem de urgência, verificando se não há alguma tarefa que pode ser delegada. Se você só poderá agir no futuro, agende a demanda para quando puder resolvê-la. Abra mão dos pensamentos que não dependem de sua atuação. Já dizia o ditado: se preocupar é ocupar-se duas vezes.

Limpe algo

 Thais Godinho propõe que limpemos algo quando estamos com cabeça cheia ou com muitos problemas. Pode ser a louça ou o banheiro. Para ela, se limpamos algo fisicamente, deslocamos o foco dos problemas e “desbloqueamos” soluções mentais. Funciona!

Seja amoroso consigo, está tudo bem falhar

 Você tirou todas as coisas da gaveta e a bagunça estava maior do que você imaginava: agora tem mil coisas espalhadas na mesa e nenhuma organização. Você comprou um planner e preencheu por duas semanas, mas então relaxou e deixou o mês inteiro em branco. Está tudo bem. Se organizar não quer dizer estar sempre com tudo impecável e pontual. Tentar fazer, o tempo todo, tudo caber em uma régua pode ser estafante e contraproducente. Aceite que não foi dessa vez, recoloque as coisas no lugar, procure o dia certo no planner e tente de novo quando puder. A vida organizada precisa ser leve. Perdoe-se, aceite-se e recomece.

Quer se aprofundar no tema?

Vida Organizada como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos, de Thais Godinho, Editora Gente.

A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen, Editora Sextante.

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