O exame de sangue, especialmente o hemograma completo, é comumente solicitado pelos médicos para monitorar o estado geral de saúde e ajudar a diagnosticar diversas condições. É essencial para entender como o organismo está funcionando e fornece informações sobre possíveis doenças, anomalias ou insuficiências.
O hemograma completo é um exame laboratorial que analisa os principais componentes do sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Mostra detalhes sobre a saúde do paciente, inclusive a capacidade de transporte de oxigênio (medida pelos níveis de hemoglobina) e a capacidade do corpo de combater infecções (refletida na contagem de leucócitos).
Segundo o Ministério da Saúde, o hemograma é uma ferramenta de diagnóstico importante para várias condições, que incluem:
Além de sua função diagnóstica, o hemograma completo também é útil para avaliar distúrbios plaquetários (relacionados a hemorragias e coagulação, por exemplo), detectar parasitas, diferenciar entre infecções bacterianas e virais, além de verificar inflamações. É um exame de rotina, recomendado por médicos para pessoas de todas as idades.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.