Quanto você sabe sobre hipersensibilidade?

Quanto você sabe sobre hipersensibilidade?

Pessoas Altamente Sensíveis (PAS), também chamadas de hipersensíveis, são aquelas que possuem uma capacidade sensorial elevada, bem como um alto grau de empatia. Muitas pessoas com essas características não sabem que têm hipersensibilidade, isso porque acreditam que os adjetivos são próprios apenas de sua personalidade.

A psicóloga dos Estados Unidos Elaine Aron foi a primeira a falar sobre esse assunto, ainda na década de 90. Em sua pesquisa, notou que algumas pessoas percebem o mundo de maneira diferente, porque são muito mais empáticas e menos resistentes a estímulos externos. Além disso, sofrem muito mais as emoções, sem conseguir desligar-se desses sentimentos. 

Dessa maneira, é normal nesses indivíduos sentir a dor do outro e notar que alguém está sofrendo muito antes das demais pessoas. Ao mesmo tempo, agem impulsivamente quando o assunto são as emoções, precisando agir urgentemente para satisfazer essa necessidade de resolução de tudo – o que acarreta, muitas vezes, arrependimentos. 

Como saber se sou hipersensível?

As características observadas pela psicóloga apontam alguns caminhos para diagnosticar pessoas altamente sensíveis. Para isso, há perguntas que você pode responder agora mesmo:

  1. Você se sente extremamente triste ou muito eufórico com críticas ou elogios?
  2. Alguém já lhe disse que você é muito sensível?
  3. Você tem sensações antecipadas de que algo vai acontecer?
  4. Realmente parece que tudo afeta mais você do que as outras pessoas?

Se a resposta foi sim para todas as perguntas, há muitas chances de você ser hipersensível. Caso queira fazer o teste completo, a professora e pesquisadora Elaine disponibiliza gratuitamente um questionário em seu site (em inglês). Você pode acessar a versão completa aqui. 

Mas calma: não precisa se preocupar ou se culpar por isso. O que precisa, na verdade, é entender que é uma condição e que você pode equilibrar as emoções da melhor maneira possível.

 

Características das pessoas hipersensíveis

Em seu livro, Elaine explica algumas das características das pessoas com alta sensibilidade. Separamos três delas para você. 

  • A primeira é a hiperempatia: pessoas hiperempáticas são aquelas que têm uma capacidade extrema de se colocar no lugar do outro, prestando mais atenção nas pessoas ao seu redor do que nelas mesmas. O problema dessa característica é que acabam esgotadas e sobrecarregadas emocionalmente, além de não desfrutar do lado bom de suas próprias vidas. 
  • A segunda é o cérebro sem descanso: analisar e enxergar além do que está exposto é característica comum das pessoas hipersensíveis. Isso faz com que ela analise todos os dados disponíveis antes de aproveitar o momento. Consequência? A dificuldade de decidir as coisas, porque quer analisar tudo antes de tomar a decisão.
  • Outro fator negativo dessa característica nos leva para a terceira, o perfeccionismo. Pessoas com alta sensibilidade costumam se desafiar e querer fazer melhor. O lado ruim é que nada passa despercebido, podendo chamar atenção apenas para os lados ruins do problema. 

 

Hipersensibilidade não é doença

Caso você tenha percebido características de hipersensibilidade em si, não precisa se preocupar. Não é uma doença nem esse é um diagnóstico, mas sim, como aponta a pesquisa da psicóloga, um modo de funcionar (e agir diante de situações). 

A professora apenas destaca que, ao perceber que tem PAS, a pessoa passa a compreender melhor seu cotidiano e a lidar com suas emoções de uma maneira mais consciente e com menos culpa. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.