Quarta-feira Mariana: por que destacamos Maria nesse dia?

Quarta-feira Mariana: por que destacamos Maria nesse dia?

Foto: Felipe Gusso

A devoção a Nossa Senhora é uma forma de demonstração de fé e confiança na Mãe de Jesus. A ela chamamos de devoção mariana. Nas quartas-feiras, muitas pessoas dedicam suas orações para Maria. 

Padre Reginaldo Manzotti é um deles, e sempre reforça a importância de demonstrarmos nosso amor para que nos aproximemos dela. Em um de seus posts nas redes sociais disse:

“Reúna a família na sala, ao lado de uma bela imagem de Nossa Senhora, acenda uma vela e reze o terço. Reze, filho. Peça a Mãe que o filho atende”

 

Mas de onde surgiu a devoção mariana?

A devoção mariana surgiu com o cristianismo há muito tempo, e faz referência a Maria desde que o Anjo Gabriel apareceu a ela. Dessa forma, Maria, carregando Jesus em seu ventre, é comemorada com todo o amor e fé na presença do Senhor. 

A presença de Maria ao longo do Evangelho reforça como ela vivenciou a vida de Jesus e intercedeu por nós em diferentes momentos, como é o caso do primeiro milagre nas Bodas de Canaã. 

Desde que recebeu a visita do Anjo, até a fé na ressurreição, Maria esteve ao lado de Jesus. Pedimos a ela, na oração Ave Maria, que rogue por todos nós, em todos os momentos de vida até a morte. E ela, como mãe, entende e intercede por nós junto a Jesus. 

Por tudo isso, os cristãos passaram a ser devotos de Maria, em uma denominada devoção mariana. 

 

Quarta-feira ou sábado?

Na tradição litúrgica, segundo Tiago Correia da Silva, bacharel em Filosofia e Comunicação Organizacional e especialista em Filosofia da Educação e da Ética, os sábados são considerados os dias tradicionais do culto à Virgem Maria. Por isso, é comum que muitos fiéis dediquem o dia como momento de oração, rosário em família, pedidos de perdão, participação eucarística, fazendo obras de misericórdia, etc.

Porém, há quem se dedique também às quartas-feiras para a devoção mariana. 

“As quartas-feiras se tornaram um dia mariano no Brasil vinculado a uma devoção popular de novenas marianas que geralmente são realizadas nesse dia.  As mais tradicionais são as novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foram amplamente divulgadas pelas ações dos missionários redentoristas”, explica Tiago. 

Além disso, em alguns lugares as novenas marianas são para outro títulos de Nossa Senhora, como Nossa Senhora Aparecida, do Perpétuo Socorro, do Carmo, etc. 

Sendo assim, independentemente se for na quarta ou no sábado, a devoção mariana deve estar presente. Isso porque,  Santa Maria faz um convite a participar das orações e honrar Deus a todo o momento. 

Assim como Maria confiou em Deus, nos propósitos e caminhos por Ele estipulados, às quartas-feiras reforçamos essa fé e espiritualidade com a presença de Maria em nosso pensamento. 

Há menos de uma semana para as comemorações do dia de Nossa Senhora de Guadalupe (dia 12 de dezembro), reserve um momento do seu dia para rezar por Nossa Senhora. 

 

Foto Felipe Gusso

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.