“Saber que os surdos estão conseguindo sentir o amor de Cristo é o que me move”, diz tradutora

“Saber que os surdos estão conseguindo sentir o amor de Cristo é o que me move”, diz tradutora Imagem: redes sociais

Um trabalho pelo próximo e que incentiva o outro a dar o mesmo passo. A tradutora de Língua Brasileira de Sinais da Rede Evangelizar Tere Selenko começou a aprender Libras há 15 anos, por intermédio de Padre Wilson Czaia, para atuar na Pastoral dos Surdos.

Ela conta que começou com o curso básico e depois continuou o aperfeiçoamento. Há nove anos, passou a atuar na Obra Evangelizar É Preciso como voluntária e, em seguida, foi contratada. Tere faz a tradução simultânea das Santas Missas, do programa Noite de Louvor, com outros colegas, e a Adoração ao Santíssimo às quintas-feiras.

“Meu sentimento é quase que inexplicável. Sou muito grata a Deus por Ele ter me dado o dom de Libras, sem Ele com certeza eu não seria quem sou. Saber que os surdos estão conseguindo sentir o amor de Cristo é o que me move”, compartilha.

Quando vai fazer a tradução de eventos, como o Retiro Nacional da Associação Evangelizar É Preciso, há uma grande preparação da equipe de tradução de Libras, com organização do material, estudo sobre as palestras, entre outras atividades.

“Nossa expectativa sempre é a melhor possível, mas Deus sempre nos surpreende”, comenta.

Sobre o desafio de traduzir a fé e tantas emoções, ela explica que a sensação é mais que especial.

“É como se eu entrasse no coração do surdo e colocasse Jesus lá dentro. É um sentimento de gratidão por poder dar a oportunidade de conhecer o Cristo que eu conheço”, conta Tere, que acrescenta que procura olhar para as pessoas surdas que acompanham os eventos da plateia para entender suas expressões. Um vez, viu um grupo emocionado durante uma celebração e teve ali a sensação de estar fazendo a coisa certa.

Incluir & Evangelizar

A Rádio Evangelizar lançou, em novembro, um projeto de rádio inclusão, totalmente voltado à comunidade surda. Com a proposta de promover a acessibilidade na comunicação radiofônica, o “Incluir &Evangelizar” é transmitido nas redes sociais da emissora.

O “Incluir & Evangelizar” não tem sons e é integralmente narrado em Libras.

“Estamos acostumados a ver os intérpretes ocupando um espaço pequeno no canto da TV. Agora, o intérprete passa a ser apresentador do programa, aparece em primeiro plano, no centro da imagem”, destaca a produtora de conteúdo da Rádio Evangelizar, Adriana Lopes.

É um programa voltado para a comunidade surda, com notícias da Obra, serviço, santos que inspiram, acessibilidade e muito amor.

“É uma união de todos os envolvidos. Trabalha a fé e a inclusão com muito carinho, sempre tentando mostrar a vida dos santos, calendário litúrgico e tudo o que está acontecendo e que o surdo precisa estar inteirado”, comenta Tere Selenko, que apresenta o programa.

Os episódios têm até 15 minutos de duração e estão disponíveis no canal do YouTube da emissora e em versão reduzida no Instagram. É exibido em três edições semanais: às segundas-feiras às 7h, quintas-feiras às 17h e domingos, às 8h.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.