Sete benefícios que o chocolate pode trazer para a sua saúde

Sete benefícios que o chocolate pode trazer para a sua saúde

Você sabia que aquele chocolatinho depois do almoço pode trazer benefícios para a sua saúde?

Quando consumido na quantidade certa, o chocolate, em especial o amargo e o meio amargo, ajuda no bom funcionamento do corpo. Hoje, no Dia Mundial do Chocolate, listamos sete benefícios que o cacau pode proporcionar ao seu organismo.

No entanto, não esqueça: observe a quantidade de açúcares e gorduras no produto e, de preferência, consuma versões diet. Quanto mais cacau tiver no chocolate, mais saudável ele será — o ideal é que o chocolate tenha 70% de cacau ou mais em sua composição — e o consumo deve ser moderado, não sendo recomendado passar de 30 gramas diários. Dois quadradinhos por dia, portanto, são suficientes.

Fique atento a alergias e contraindicações e consulte sempre seu médico e nutricionista.

    1. É nutritivo

O chocolate é uma fonte importante de fibra, ferro, magnésio, cobre e potássio, podendo ser consumido com moderação para reposição de perdas nutricionais.
 

    2. É fonte considerável de antioxidantes

O cacau é uma das fontes mais ricas de polifenóis, e é também abundante em flavonóides, que possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório, trazendo, por isso, inúmeros benefícios, reduzindo inflamações e formando ainda um interessante escudo antienvelhecimento, combatendo o envelhecimento das células.
 

    3. Melhora do fluxo do sangue

A ação dos flavonóides pode elevar os níveis de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial em pessoas saudáveis.
 

    4. Diminuição do mau colesterol

Estudos demonstram que o cacau em pó pode ser benéfico na redução do colesterol-LDL, ajudando também a mantê-lo em níveis saudáveis.
 

    5. Melhora da função cerebral

Além de melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, o chocolate e o cacau possuem cafeína e teobromina, importantes estimulantes cerebrais.
 

    6. Dá sensação de bem-estar

O chocolate causa o aumento de serotonina e endorfina, que atuam diretamente no cérebro e funcionam para a melhora do humor, dando sensação de energia, felicidade e bem-estar. Além disso, temos a presença de magnésio no cacau, um micronutriente com alto poder de relaxamento, que age especialmente no sistema nervoso.
 

    7. Reforça o sistema imunológico

Estudos apontam que o cacau nos chocolates amargos pode ter propriedades imunorreguladoras, pela presença de elevada quantidade de zinco, antioxidantes e flavonóides.
 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.