Todos podem sugerir leis para o Brasil — qual sua ideia?

Todos podem sugerir leis para o Brasil — qual sua ideia?

“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. A frase é atribuída ao filósofo Platão e pode ser o ponto de partida para pensar a participação de cada um.

O envolvimento de cristãos com as temáticas e decisões políticas deve existir, segundo o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que defendeu que “a falta de participação e mobilização de pessoas honestas e bem-intencionadas na política deixa o campo ainda mais aberto a quem, talvez, não seja movido por propósitos tão honestos. Os cristãos leigos precisam ocupar o seu lugar na vida pública”.

Há diversas maneiras de participar da política brasileira sem, necessariamente, ser candidato. Você sabia que não precisa mandato de deputado ou senador para propor melhorias para o Brasil em forma de projeto de lei, por exemplo? Além das formas já convencionais e mais trabalhosas de recolhimento de assinaturas, há uma forma bem simples, que é pelo site do Senado Federal. As ideias de projetos de lei ficam expostas na página e podem receber apoios.

De acordo com a quantidade de apoios, a proposta pode ser debatida, levada à votação e, por fim, virar realidade. Qualquer pessoa que se cadastrar no portal pode enviar ideias legislativas para criar novas leis ou alterar as leis atuais, quantas vezes quiser. Na hora de cadastrar sua proposta, leia as outras já cadastradas no site para elaborar algo realmente novo e que seja possível e viável.

Diversas áreas do País estão carentes de atenção e você pode fazer a diferença realmente. Pense com cuidado, pesquise, elabore com outras pessoas e, em seguida, lute por ela divulgando em redes sociais e conversas. As proposições ficam abertas por quatro meses para receber apoios. As Ideias Legislativas que receberem 20 mil apoios nesse período são encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e formalizadas como Sugestões Legislativas As Ideias Legislativas que não recebem 20 mil apoios ao fim do período são encerradas, mas mantidas acessíveis para consulta no portal.

Passo a passo para propor um Projeto de Lei:

  1. Entre no site do Senado Federal.
  2. Vá ao menu e-Cidadania (que fica no canto direito da página).
  3. Opções PROPONHA UMA NOVA LEI, Participe dos Debates, Opine sobre projetos de lei.
  4. Em seguida, você deve clicar no botão verde na parte de baixo ENVIAR IDEIA.
  5. Vai aparecer uma tela para cadastro com informações simples como nome, e-mail, local onde mora e cadastro de senha.
  6. Após o cadastro, basta escrever e enviar a sua ideia.
  7. Na mesma página, veja como divulgar e acompanhar sua proposta para o Brasil.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.