Vai acender uma vela e rezar? Veja os cuidados que precisa ter

Vai acender uma vela e rezar? Veja os cuidados que precisa ter

Prática comum e recomendada entre os católicos, acender velas têm diferentes significados, como você pode aprender mais sobre isso nesse texto. Porém, é preciso ter alguns cuidados para evitar incêndios ou queimadas (caso a vela seja acesa fora de casa). 

A capitã do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava, Oresya Gisielle Thömen Verbiski, explica que tudo começa com a escolha de onde essa vela será acesa. “Opte por um suporte adequado para acendê-la. Além disso, o suporte deve ser de um material não inflamável e ser grande o bastante para coletar a cera derretida”, pontuou.

A partir disso, outras dicas devem ser aplicadas. Veja quais são!

 

1. Afaste a vela de outros objetos

É importante afastar a vela de qualquer objeto inflamável, incluindo cabelos, roupas, decorações, livros, papéis, roupas de cama e até mesmo cortinas. Outro detalhe: “quando for acender alguma vela próxima a uma janela ou a uma corrente de ar, certifique-se de que a janela está fechada, pois essas correntes podem empurrar a chama e iniciar um incêndio”, alertou a capitã. 

2. Mantenha a vela sempre no mesmo lugar

Após acendê-la, é recomendável manter a vela sempre parada, pois o material e seu suporte estarão quentes e há risco de cair cera quente nas mãos, o que provoca lesões e queda da vela em locais não seguros. 

3. Confira se a vela está apagada antes de sair de casa

Na hora de apagá-la, certifique-se de que a chama apagou completamente – e está resfriada o suficiente antes de descartá-la. Nunca deixe sua residência com velas acesas em seu interior para evitar um incêndio.

4. Redobre a atenção quando houver crianças por perto

Se você tiver crianças ou animais de estimação dentro de casa, sempre coloque a vela em um local protegido, longe do alcance deles e mantenha a supervisão para evitar acidentes.

 

Cuidados ajudam a evitar problemas

É importante frisar que essas orientações devem ser cumpridas não apenas em  residências, mas em qualquer ambiente, até mesmo naqueles específicos para essa função. 

Um exemplo desse tipo de risco é o recente princípio de incêndio ocorrido na Capela das Velas, no Santuário Nacional de Aparecida, em dezembro de 2022. Na ocasião, foi um pequeno detalhe que quase causou um acidente: uma vela acesa ainda com a embalagem de plástico. Por isso, a dica de sempre retirar por completo a embalagem das velas e descartá-las longe do local onde o fogo será aceso é primordial.

“Lembre-se, o fogo é imprevisível, portanto, é muito importante você ficar de olho sempre no comportamento da vela e manter a supervisão enquanto ela queima”, lembrou a capitã. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ims
    Vela de 7 dias NAO se remove o plastico que a envolve para acense-las.... Só se abre em cima e a acende com a embalagem......e coloca -se nem suporte específico para velas de 7 dias ..

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.