3 dicas para ter uma vida com mais leveza e felicidade que você já pode começar a praticar

 3 dicas para ter uma vida com mais leveza e felicidade que você já pode começar a praticar

Muitas pessoas não conseguem aproveitar plenamente a rotina e não sabem o que podem fazer para tornar a vida mais leve e feliz. Você também sente isso? Então, confira 3 dicas simples que podem melhorar a rotina com mais paz interior e contentamento!

  1. Afaste-se das redes sociais por um tempo

 Eclesiastes 3: 1-2 – “Há um tempo para tudo, e um tempo para cada evento debaixo do céu: tempo para nascer e tempo de morrer; um momento de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”.

Diversos estudos estão concluindo que o excesso de tempo nas redes sociais causa ansiedade. Muitas pessoas não diminuem o uso nas suas vidas por não imaginarem que elas são as verdadeiras causas do aumento de estresse, já que as redes passam a falsa impressão de relaxamento, distração e passatempo. 

Entretanto, inconscientemente, a mente absorve um número exagerado de informações sem perceber, o que cansa e aumenta o nível de fadiga mental e estresse. Além disso, conectar-se demais ao mundo virtual pode deixar as pessoas “desconectadas” da realidade e de quem está ao seu redor, o que não é nada saudável. 

O mundo ilusório das redes sociais afasta o ser humano da simplicidade e da beleza da vida cotidiana, diminui os níveis de satisfação, valorização e gratidão com o nosso mundo mais “palpável”.

Afastar-se do mundo virtual deixa a mente mais leve para aproveitar os pequenos prazeres da realidade cotidiana além de aumentar a conexão com a família e com as coisas que realmente importam. 

Se você está se sentindo muito estressado, experimente afastar-se das redes sociais. Seu cotidiano ganhará tempo e leveza. Você vai se surpreender com a quantidade de tempo que ganhará.

 Às vezes, a falta de tempo que reclamamos é fruto do tempo mal administrado. Ficar afastado dessas ferramentas por um tempo também pode prevenir vícios no campo da tecnologia e melhorar o bem-estar. Por fim, ganhar horas livres traz uma leveza indescritível para a rotina e renova a relação com o tempo da nossa vida. 

2. Afaste-se das pessoas que causam mal-estar em você

Provérbios 13,20 – “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau”.

Provérbios 15:28 – “O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal”.

 

Todos nós merecemos sentir o amor com equilíbrio e respeito em todas as relações pessoais. As amizades, por exemplo, devem trazer alegria e fluir com harmonia, fraternidade e leveza. Se alguma relação pessoal causa angústia em sua vida, merece ser reavaliada pela possibilidade de ser “tóxica”.

Hoje em dia, falamos muito sobre relações “tóxicas”. E o que são? Aquelas que, em vez de proporcionarem alegria e amor, provocam ansiedade, angústia, estresse e mal-estar e podem destruir a qualidade de vida e a sua leveza emocional. 

Vale lembrar que é correto apoiar os amigos em momentos difíceis, mas é sempre importante vigiar e avaliar a relação quando algo se torna muito repetitivo. Se uma pessoa desconta frequentemente o mau humor em você, fala de coisas muito negativas e não tem o cuidado de medir as palavras, talvez não mereça a sua amizade. O bom amigo pensa antes de falar e estabelece uma comunicação equilibrada. 

Se alguém faz questão de “jorrar” palavras más sem consideração pelo seu bem-estar, é prudente considerar o afastamento dessa relação. Dar bons conselhos e ajudar são boas atitudes, porém quem vale a pena não vai procurá-lo apenas para pedir conselhos, ajuda e favores. 

O bom amigo também respeitará seu tempo, individualidade, seus outros amigos, a sua família, estilo de vida e a sua fé. Se alguma amizade prejudica um desses fatores, ela pode ser tóxica. Quem nos afasta do bom caminho e nos leva a sofrer ou a pecar também pode ser considerado “tóxico”. Em nosso coração, devemos sentir paz ao lado dos amigos e não angústia.

 Boa parte da nossa qualidade de vida depende das pessoas que escolhemos incluir em nossas vidas. Escolha bem as que farão parte da sua rotina e seja sábio e prudente na hora de discernir.

 

3. Invista em autocuidado, espiritualidade e momentos de lazer

Provérbios 17:22 – “Um coração alegre é um bom remédio, mas um espírito abatido seca os ossos”. 

 

As atividades intelectuais, o trabalho, as tarefas do escritório, os estudos, o cuidado com os afazeres domésticos e a correria do dia a dia geram estresse quando não reservamos um tempo para nós. 

Às vezes, tudo o que precisamos é de um momento saudável de solidão para nos conectarmos com o nosso próprio coração, silenciar a mente, orar, meditar e louvar a Deus. 

Quando estamos sozinhos com o celular nas mãos, não estamos praticando uma solidão saudável por estarmos conectados virtualmente com tantas pessoas e informações. Vale afirmar que esse contato virtual não gera um relacionamento pleno com as pessoas pela ausência física delas. Sendo assim, as redes nos impedem de vivenciar tanto os momentos de introspecção verdadeira quanto os relacionamentos verdadeiros. 

Complementando a primeira dica, ao afastar-se, é possível investir muito mais em autocuidado. Cuidar de si, investir na sua autoestima e passar a apreciar a própria companhia são pequenas atitudes que tornam a vida mais leve. 

Separe algum tempo da sua rotina para refletir. Momentos de lazer também são preciosos para o autocuidado e para renovar o entusiasmo. Lembre-se de passatempos que não envolvem o mundo virtual, tais como: jardinagem, pintura, escrita, a leitura de um bom livro e passeios ao ar livre. 

Caminhar, andar de bicicleta, dançar e começar um novo esporte também são boas opções. Movimentar-se é um excelente “remédio” contra a tristeza, o desânimo e a indisposição. É preciso dar o primeiro passo em direção à vida com mais movimento se queremos ser mais entusiasmados, leves e felizes. Um bom esporte faz bem para a saúde do corpo e da alma. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • SORAYA PINHEIRO LOUREIRO
    BOM DIA . OBIRGADA PELA A PARTILHA MUITO BOM ME AJUDOU BASTANTE DEUS OS ABENÇÕE.
  • Claudia
    Gostei muito desse texto, fiquei ainda mais interessada em ler quando vi que era baseado na bíblia com versículos de provérbios e eclesiastes. Maravilhoso!
  • Carla
    Excelente, principalmente para quem está passando por sensações de abandono e sentimento de angústia
  • Maria Socorro Leite
    Parabéns,muito gratificante as orientações apresentada.
  • lucineia arroyo lopes blodow
    boa tarde era isso que eu precisava ouvir ter minha auto estima de novo e andar no caminho de Deus obrigada

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.