Eles são hiperconectados e familiarizados com a vida na era da inteligência artificial, das redes sociais e dos mundos virtuais. Por isso, muitos poderiam presumir que a Geração Z, de até 25 anos, estaria totalmente afastada dos livros físicos, mas essa não é toda a realidade: há uma retomada da leitura de livros “de papel” por esse público.
Segundo o levantamento “Retratos da Leitura”, realizado a pedido do Instituto Pró-Livro, a maior concentração de leitores está na faixa etária mais jovem da população brasileira, entre 11 e 13 anos. Dos 34 milhões de brasileiros que frequentam bibliotecas, representando aproximadamente 16% da população, os mais dedicados são os com idades entre 14 e 24 anos. Os millennials e a geração Z têm explorado novas maneiras de socializar e se conectar por meio da literatura e o fortalecimento dos clubes do livro físicos desafia as expectativas sobre o hábito de leitura dessa geração.
Ao contrário das previsões de uma mudança total para o digital, os jovens estão redescobrindo o prazer de folhear as páginas de um livro. Muitos desses clubes não são os tradicionais encontros de antigamente. Os organizadores e membros criam novas formas de situações em eventos e até ligadas a outros hábitos, como a corrida, por exemplo.
As redes sociais instigam esses hábitos. O #BookTok, popular no TikTok, e o #Bookstagram, no Instagram, divulgam vários títulos aos jovens leitores e impulsionam as vendas nas livrarias físicas. O fenômeno dos clubes do livro sugerem também a vontade de interações presenciais e experiências compartilhadas após o isolamento da pandemia. São novas maneiras de se conectar e por meio de histórias, o que desenvolve o gosto por esse hábito tão benéfico.
O clube de assinatura “TAG – Experiências Literárias” é mais um exemplo de como o digital e os livros físicos existem, juntos, na vida desse público: mais de 60% da base de assinantes é de jovens. A empresa criou um aplicativo bastante interativo, que funciona como uma rede social, com trocas e discussões em torno dos livros enviados nos kits para as casas dos assinantes.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.