A retomada literária da geração Z: como clubes do livro têm aproximado jovens da leitura

A retomada literária da geração Z: como clubes do livro têm aproximado jovens da leitura

Eles são hiperconectados e familiarizados com a vida na era da inteligência artificial, das redes sociais e dos mundos virtuais. Por isso, muitos poderiam presumir que a Geração Z, de até 25 anos, estaria totalmente afastada dos livros físicos, mas essa não é toda a realidade: há uma retomada da leitura de livros “de papel” por esse público.

Segundo o levantamento “Retratos da Leitura”, realizado a pedido do Instituto Pró-Livro, a maior concentração de leitores está na faixa etária mais jovem da população brasileira, entre 11 e 13 anos. Dos 34 milhões de brasileiros que frequentam bibliotecas, representando aproximadamente 16% da população, os mais dedicados são os com idades entre 14 e 24 anos. Os millennials e a geração Z têm explorado novas maneiras de socializar e se conectar por meio da literatura e o fortalecimento dos clubes do livro físicos desafia as expectativas sobre o hábito de leitura dessa geração.

Ao contrário das previsões de uma mudança total para o digital, os jovens estão redescobrindo o prazer de folhear as páginas de um livro. Muitos desses clubes não são os tradicionais encontros de antigamente. Os organizadores e membros criam novas formas de situações em eventos e até ligadas a outros hábitos, como a corrida, por exemplo.

As redes sociais instigam esses hábitos. O #BookTok, popular no TikTok, e o #Bookstagram, no Instagram, divulgam vários títulos aos jovens leitores e impulsionam as vendas nas livrarias físicas. O fenômeno dos clubes do livro sugerem também a vontade de interações presenciais e experiências compartilhadas após o isolamento da pandemia. São novas maneiras de se conectar e por meio de histórias, o que desenvolve o gosto por esse hábito tão benéfico.

O clube de assinatura “TAG – Experiências Literárias” é mais um exemplo de como o digital e os livros físicos existem, juntos, na vida desse público: mais de 60% da base de assinantes é de jovens. A empresa criou um aplicativo bastante interativo, que funciona como uma rede social, com trocas e discussões em torno dos livros enviados nos kits para as casas dos assinantes.

Dicas para quem deseja desenvolver o hábito da leitura

  • Junte-se a um Clube do Livro: participe de um clube do livro local ou virtual para se conectar com outros leitores e descobrir histórias juntos.
  • #BookTok e #Bookstagram: siga hashtags populares de livros nas redes sociais para descobrir recomendações de leitura e se inspirar na comunidade de leitores online.
  • Ouça podcasts sobre livros: por meio desses conteúdos literários é possível conhecer autores, compreender melhor estilos e até mesmo histórias que às vezes são mais complexas, como os clássicos.
  • Estabeleça horários de leitura: reserve um tempo regular para se dedicar à leitura, no café da manhã, no transporte público ou antes de dormir.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Que legal! Como escritora, fico feliz em saber disso! Vivemos em uma era de Burnout digital. Até os jovens estão esgotados do mundo virtual e buscando refúgios no mundo real agora. Não gosto de clubes literários virtuais, pois a leitura é, para mim, um momento de introspecção, solitude e autocuidado. Mas, acho muito legal que tais clubes existam, pois incentivam aqueles que precisam de conexões sociais para encontrar motivação para ler. Eu prefiro encontros presenciais após o fim da leitura com leitores que também já leram toda a obra e o escritor. Assim, ninguém reclama de Spoilres e a entrevista com o autor fica mais divertida, indagando o motivo que ele escreveu o desfecho. Minha escola em Santa Maria (RS) promovia encontros com autores gaúchos famosos e nós fazíamos perguntas sobre a obra diretamente para o autor. Também gosto de Sarau de Poesia à moda antiga.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.