Bolinha na pálpebra: conheça o terçol e saiba como tratar

Bolinha na pálpebra: conheça o terçol e saiba como tratar

O hordéolo, popularmente conhecido como terçol, é uma inflamação aguda causada por obstrução de uma glândula de gordura, observada na borda da pálpebra ao nível dos cílios. Tem aspecto de espinha e muitas vezes está associado a dor, inchaço e vermelhidão local. 

Ele pode se apresentar de duas maneiras: na superfície externa (hordéolo externo ou terçol) ou internamente (hordéolo interno ou calázio). O calázio costuma adquirir uma consistência nodular crônica, com pouco ou nenhum sintoma de inflamação, tornando-se esteticamente incômodo. 

Como existem muitas glândulas de gordura nas pálpebras, os pacientes podem ter mais de um terçol ao mesmo tempo. A inflamação dessas glândulas é causada por bactérias da pele palpebral e costuma ser encontrado com mais frequência em pacientes com olhos secos e blefarite crônica (inflamação da borda das pálpebras e base dos cílios). 

Fatores relacionados ao seu aparecimento

Como fatores relacionados ao seu aparecimento temos a má higiene das pálpebras, acúmulo de oleosidade facial, remoção inadequada de maquiagem, levar mãos sujas ao rosto e olhos, estresse, desnutrição ou estado de baixa imunidade.  

Em casos extremos, a inflamação pode se espalhar e envolver toda a pálpebra e pele do rosto, sendo chamada de celulite periorbitária, necessitando de antibióticos orais ou venosos. 

Uma curiosidade é que houve um aumento relatado de terçóis durante a pandemia de COVID-19, provavelmente relacionado ao uso das máscaras, que geram aumento da oleosidade da pele, direcionamento da respiração para área dos olhos, deixando os olhos mais ressecados e talvez até mesmo causando alteração nas bactérias que convivem em nossas pálpebras e pele.  

O exame oftalmológico é recomendado para o diagnóstico. Já o tratamento envolve higiene local com shampoo ou sabonetes neutros e aplicação de compressas com água morna nas pálpebras, várias vezes ao dia.

Casos selecionados podem necessitar de prescrição de pomada antibiótica, medicação anti-inflamatória ou até mesmo antibiótico oral. Os casos avaliados por especialista que não se resolvem com medicação podem requerer cirurgia de drenagem em ambiente estéril com profissional habilitado. 

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia – AAO.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Elaine Cristina Anias
    Me ajudou bastante
  • Marcelo
    A explicacão me deixou menos preocupado, assim posso cuidar melhor. Obrigado
  • Watson
    Muito bom , excelente

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.