Campanha Outubro Rosa: vamos prevenir o câncer de mama

Campanha Outubro Rosa: vamos prevenir o câncer de mama

O mês de outubro tem um destaque diferenciado para a saúde da mulher. É o período da campanha Outubro Rosa, movimento anual realizado mundialmente, que tem a intenção de alertar a sociedade para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no ano de 2021 surgirão um total de 66.280 novos casos de câncer de mama, e os especialistas são unânimes: o diagnóstico precoce é imprescindível para maior sucesso na cura da doença.

Este tipo de câncer é provocado pelo surgimento desordenado de células anormais da mama, que ocasionam um tumor com possibilidades de invadir outros órgãos. Alguns têm progresso acelerado, enquanto outros têm um ritmo mais lento. Contudo, em todos os casos, o tratamento ainda no início da doença aumenta o potencial de cura.

Segundo o ginecologista Robinson Medeiros, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn), não há somente uma causa para o câncer de mama, mas sim, muitos fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença. A idade está entre os principais. “Estudos indicam que cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Isso não significa que não possa surgir um câncer de mama ainda na juventude. Contudo, ao passar da idade, as mulheres devem redobrar a atenção aos sinais”, enfatiza.

O médico acrescenta que outros fatores, como a obesidade, inatividade física, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes para tratamento ou exames diagnósticos e tabagismo também podem trazer risco ao surgimento da doença.

Uma média de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a amamentação.

Diagnóstico precoce

O câncer de mama pode ser constatado em fases iniciais, desde que se tenha atenção aos principais sinais e sintomas, como o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, explica Medeiros. Esta é a principal evidência da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos em que o câncer é percebido pela própria mulher, segundo o INCA.

“Nas consultas, as mulheres devem sempre compartilhar com o médico todo acontecimento em seu corpo que lhe cause estranheza. Estes sintomas são percebidos pela observação das mamas, seja no banho, na troca de roupa, ou quando se sentirem mais confortáveis para o autoexame”, esclarece.

Alguns desses sinais são:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
  • Nódulo único endurecido;
  • Irritação ou o afundamento de uma parte da mama;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Inversão do mamilo;
  • Eritema (vermelhidão) na pele;
  • Edema (inchaço) da pele (que fica parecida com a casca da laranja);
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • Secreção de líquido anormal pelos mamilos;
  • Linfonodos aumentados (como caroços no pescoço ou na axila).

Havendo estes sinais, eles devem ser analisados pelo médico para confirmação, ou não, do diagnóstico de câncer.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomenda a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

Mamografias gratuitas em outubro

Diversos hospitais pelo Brasilpaís, aderindo à campanha Outubro Rosa, farão mamografias gratuitas para mulheres que necessitarem do exame. Confira algumas dessas entidades, espalhadas pelo País:

  • No Distrito Federal, haverá exames e mutirão de cirurgias no Hospital de Base. A unidade oferece 400 mamografias gratuitas para mulheres com 40 anos ou mais, até o dia 29 deste mês. Para agendar, é preciso ligar para o número (61) 3364-5467. Além dessa, outras iniciativas oferecem exames gratuitos para mulheres durante o mês de outubro, como é o caso da Secretaria da Mulher (clique aqui para saber mais).
  • A Carreta da Mamografia da campanha Mulheres Amigas atende mulheres de 40 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social em diversas cidades do País. Na Grande São Paulo, o atendimento acontece até 7 de novembro, das 8h às 18h. As mulheres devem se cadastrar neste link.
  • Desde ontem (4), o Grupo Reviver fornece gratuitamente exames de mamografias por meio de um convênio com o SUS, atendendo mulheres a partir dos 40 anos em Natal, Parnamirim e Assu, no Rio Grande do Norte. O calendário está disponível no Instagram do grupo, @gruporevivernatal.
  • Em Fortaleza, a Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, em parceria com a Américas Amigas, oferece 300 mamografias de forma gratuita, mediante agendamento prévio pelo Whatsapp (85) 996900506. Também o Hospital Geral Dr. César Cals está oferecendo 600 exames de mamografia para mulheres e homens. Para agendar um atendimento, as solicitações devem ser feitas por meio de uma Unidade Básica de Saúde, em Fortaleza, e das Secretarias Municipais de Saúde, nas demais cidades.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.