Como ajudar uma mamãe que acabou de ter bebê?

Como ajudar uma mamãe que acabou de ter bebê?

A chegada de um bebê é um momento muito especial na vida de uma mulher. São meses se preparando para a chegada de uma nova vida, e de repente, de uma hora para outra, a casa é tomada por choros, fraldas e roupas tamanho P no varal.

É comum, na chegada dessa criança, que avós, tios (as), amigos e demais familiares queiram conhecer o bebê e fazer visitas. No entanto, uma mãe também acabou de nascer naquele momento, e nem sempre ela pode/quer receber pessoas.

Em relação aos avós, a situação também é delicada. Embora seja um momento de partilha e ensinamentos, os hormônios da puérpera estão alterados, e nem sempre ela vai querer a presença da mãe e da sogra ao seu lado o tempo todo.

O dia a dia com os avós é muito importante para a família, no entanto, por mais que a intenção seja de ajudar, é preciso atender aos desejos e pedidos da mãe. Cabe ressaltar que cada mulher terá uma preferência no período pós-parto.

Renata Bermudez, especialista em sono e disciplina infantil e colunista do IDe+, explica que tem mulheres que preferem mudar-se para a casa da mãe para contar com o apoio e ajuda familiar. Outras gostam de já estabelecer uma rotina nas suas próprias casas, com ajuda do marido e, de vez em quando, dos avós.

“O mais importante para a chegada de um recém-nascido, é que essa família esteja tranquila e acolhida, porque é uma mudança muito grande”.

Para que esse acolhimento seja possível é fundamental respeitar as decisões dos novos pais. “Às vezes, os avós, naquele anseio de ajudar, acabam atropelando essa recepção, deixando o pai e a mãe ainda mais ansiosos, deixando a adaptação mais difícil”, completa Renata.

Como posso ajudar essa nova mãe?

Há diferentes maneiras que podemos ajudar a mãe em seu período puerpério. São dicas simples e fáceis que todos podem seguir: de amigos a familiares próximos.

  • Pergunte sempre qual é o melhor dia e horário para visitas. Assim, você não altera a rotina da família, como por exemplo a hora do mama, do banho ou até mesmo que o bebê e a mãe precisam dormir. O ideal é também ajudar a divulgar essa informação para parentes e amigos, lembrando que a família está passando por uma transformação e, muitas vezes, vivenciando um turbilhão de informações. Muitas visitas acabam prejudicando a rotina e até mesmo a relação do lar.
  • Se você for familiar próximo, pode oferecer ajuda para lavar e passar roupas do bebê. Recém-nascidos costumam sujar muitas peças e, muitas vezes, a mãe não consegue dar conta de todas as atividades sozinha. A tarefa de lavar e passar demanda tempo, que em alguns casos os pais não tem a disposição. Ajudar nessa tarefa facilita o dia a dia da família e não interfere nos cuidados íntimos com o bebê.
  • Se você é uma boa referência na cozinha, sua ajuda pode ser fundamental. No período de pós-parto, as mulheres precisam de uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas. Com o bebê em casa, fica difícil para a mamãe fazer uma refeição nutritiva. Então, a dica é fazer alguns pratos e congelar, assim, sempre que preciso, terá alimentos saudáveis e com qualidade disponíveis.
  • Pergunte sempre aos pais o que efetivamente o bebê está precisando. Os presentes sempre são bem-vindos, só que, muitas vezes, o que ele mais precisa ainda não tem. Quando você pergunta, evita que os pais precisem sair de casa no pós-parto para comprar coisas básicas, mas de extrema necessidade (como fraldas, panos, cobertores, etc.). É só depois que o bebê nasce que se percebem coisas pequenas necessárias e que foram esquecidas de comprar. Então essa dica serve muito para amigos e familiares.
  • Ao invés de levar presentes como flores e chocolates, ou então só para o bebê, opte por frutas, castanhas e biscoitos saudáveis que a mamãe também pode usufruir. Nos primeiros dias depois do parto, ela passa muito tempo amamentando o filho, ter lanches práticos e rápidos a sua disposição ajuda no processo como um todo. Além do mais, ela também precisa da sua atenção e do seu carinho, não é mesmo!?

Foto de William Fortunato no Pexels

Ajude a mãe e o bebê

A última dica é específica aos avós (maternos e paternos). Durante a gravidez, a mulher costuma ser o centro das atenções e, de uma hora para outra, é esquecida em nome do bebê.

Como ela está em um processo de adaptação e de desequilíbrios hormonais, ela também precisa de apoio e compreensão. Sabemos que o cheirinho de recém-nascido é irresistível, mas priorize também a ajuda à mulher.

Para isso, cuidar dos afazeres domésticos, preparar uma refeição gostosa, elogiar seu cuidado, incentivar a dedicação, segurar o bebê para que ela possa fazer as refeições e tomar um banho, fazem toda a diferença. Quanto mais a mãe está bem, mais o bebê costuma ficar bem também.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.