Condimentos e especiarias: por que e como utilizar

Condimentos e especiarias: por que e como utilizar

Se você é amante da cozinha e gosta sempre de unir o que é saudável ao que tem sabor, essa matéria é feita para você; mas, caso não seja adepto a dos condimentos naturais, continue lendo que eu vou te falar todos os motivos que ninguém te falou antes de por que você deve incluí-los no preparo das suas refeições e, até o fim desta matéria, você estará planejando como por a mão na massa com os temperos naturais,

As raízes, cascas de árvores, frutas secas, flores e sementes trazem têm uma gama de benefícios para sua saúde: podem prevenir várias doenças e, de quebra, ainda garantem uma refeição saborosa, onde você não sentirá falta dos temperos artificiais. Veja abaixo alguns deles e como utilizá-los:

– Canela (é a casca interna da árvore da espécie Cinnamomum): excelente para o preparo de compotas, mingau, fruta assada, picles, arroz doce e torta de maçã. O uso da canela é muito positivo na melhora da sensibilidade à insulina, diminuindo o açúcar no sangue. Isso acontece porque ela age tornando a insulina mais eficiente em mover glicose para dentro das células, assim auxiliando no controle da glicemia. Contribui para o melhor funcionamento do metabolismo e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de prevenir doenças neurodegenerativas e reduzir o risco de doença cardíaca e câncer. Além de todos esses benefícios, ela também combate fungos e bactérias.

– Folhas de Louro (Laurus nobilis lauraceae): Ideal para o preparo de sopas, feijão e peixes. Contém propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce e possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, é fonte das vitaminas A e C, além de minerais como potássio e selênio.

– Alho (Allium sativum): ótimo para o preparo de arroz, sopas, feijão, molhos, carne bovina, aves, peixes, massas e refogados. Seu consumo frequente atua na regulação da pressão, protegendo o coração, na diminuição do colesterol e no combate a bactérias e fungos.

– Pimenta do reino (Piper nigrum): Ideal para sopas, molhos, massas, carnes, crustáceos e alguns chocolates. Tem propriedades anti-inflamatórias, reduz os níveis de açúcar no sangue e auxilia no sistema digestivo, além de melhorar a saúde intestinal e atuar como um termogênico natural.

– Cebola (Allium cepa): Ideal no preparo de arroz, sopas, feijão, refogados, molhos, carnes, peixes e massas. Dentre os inúmeros benefícios das cebolas, os mais conhecidos são o combate a gripes e resfriados e a proteção ao coração mas a cebola também combate o envelhecimento precoce, a hipertensão e pode também auxiliar no controle do diabetes e prevenir cânceres. 

– Noz moscada (Myristica fragrans): Pode ser usada em preparações como aves e carne bovina. Tem efeito antibacteriano, é neuroprotetora e atua aliviando o stress e a fadiga, além de ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo e na proteção de fígado e rins.

– Páprica doce: Ideal no preparo de crustáceos, carnes e frangos. Além de saborosa, a páprica doce é antioxidante, anti-inflamatória, auxilia na boa digestão, é repleta de fibras, vitaminas e minerais e auxilia na saúde dos olhos. 

– Gengibre (Zingiber officinale): Ideal na produção de picles, em sucos, frutas, chás, vinho, queijo, biscoitos, bolo, peixes, aves e sopas. O gengibre possui propriedades digestivas e ajuda no controle glicêmico por conter substâncias chamadas gingerois, que são benéficas para o controle de diabetes tipo 2, previne câncer, combate infecções, além de também melhorar a digestão e aliviar sintomas de problemas respiratórios. 

– Açafrão da terra (Curcuma longa): Pode ser usado para frangos, peixes, frutos do mar, sucos, sopas, arroz e como corante natural. Dentre seus benefícios, podemos destacar sua ação na prevenção do câncer e da doença de Alzheimer, evitando o envelhecimento precoce, várias doenças mentais e, a diabetes, protegendo ainda o coração. Em um texto anterior, falamos com mais detalhes sobre a ação do açafrão, que tal conhecer? Clique aqui para saber mais. [https://www.idemais.com.br/post/conheca-os-beneficios-do-acafraodaterra-na-prevencao/275]

– Curry: Pode ser utilizado no preparo de frango, peixes, carnes, arroz e sopas. Dentre seus benefícios, pode-se destacar a melhora da digestão e o alívio de sintomas da asma, além de ter efeito anticancerígeno, ser bom para o coração e ter propriedades anti-inflamatórias.

Que tal agora experimentar uma receita com o curry, uma das especiarias de que falamos?

Sopa de abobrinha com curry

Rendimento
2 a 3 porções

Utensílios
Liquidificador, peneira e espátula.

Ingredientes
2 unidades de abobrinhas maduras, italianas ou de pescoço com casca
500 ml de água
1 pitada de curry
2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite.

Preparo
Cozinhe as abobrinhas na água. Bata elas cozidas no liquidificador com a manteiga, com o óleo de coco ou com o azeite e o curry. Volte para a panela e deixe apurar e concentrar o sabor. Corrija o tempero se necessário.

Referência da receita

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.