Conheça os benefícios do abacate e aprenda uma receita

Conheça os benefícios do abacate e aprenda uma receita

Considerada uma importante aliada para a saúde e o bem-estar humano, o abacate é uma fruta chamada também de superalimento. Você já ouviu esse conceito? O termo superalimento faz referência aos alimentos que têm ricos compostos bioativos e agem como potenciais agentes de prevenção, auxiliando nos tratamentos de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e inflamações.

Apesar do termo não ser reconhecido pela ciência, é indiscutível que a fruta é bastante versátil e saborosa, podendo ser utilizada em pratos e salgados. Há centenas de variedades, formas, texturas e tamanhos da fruta, sendo que no Brasil as conhecidas são Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass (conhecida como avocado).

Sua composição nutricional é, com certeza, um dos seus pontos fortes: o abacate é rico em fibras, potássio, sódio, magnésio, vitamina A, C, E, K 1, folato, B6, niacina, ácido pantotênico, riboflavina, colina, luteína, zeaxantina, criptoxantina, fitoesteróis e gorduras monoinsaturada que ajudam a reduzir os riscos de doenças crônicas.

E se essa é uma fruta tão importante para nossa saúde, é recomendável comê-la todos os dias? Conforme a nutricionista Thasia Sousa, “não há problemas em comer abacate todos os dias, mas isso não significa que a sua ingestão deve ser feita de forma excessiva. O ideal é seguir com equilíbrio e variedade na ingestão dos alimentos, para que possamos ter acesso a todos os nutrientes que nosso corpo precisa para se manter saudável”, sugeriu. 

 

Thasia é nutricionista e dá dicas da importância do abacate na alimentação.

 

O principal benefício do abacate, conforme a nutricionista, é ser fonte de gorduras saudáveis, como monoinsaturadas e poli-insaturadas, que possuem ação antioxidante, ajudando a diminuir o colesterol e a pressão arterial, cuidando da saúde do coração. Além disso, o abacate também ajudar a hidratar e a manter a saúde da pele e do cabelo, já que possui vitaminas do complexo B e vitamina E.

Por ser rica em fibras, ele auxilia na sensação de saciedade e regula a absorção de açúcares a nível intestinal. Sendo um excelente aliado em dietas para perder peso e por pessoas que possuem diabetes e resistência à insulina. 

 

Mas, afinal, o abacate não engorda?

Quando se trata de alimentação, é importante desfazer os mitos ao redor da gordura alimentar, e um deles é o que o abacate engorda. Por muito tempo, esse fruto foi considerado um alimento com muitas calorias. Por isso, costumava ser descartado em dietas. Mas, Thasia reforça que sua presença nos cardápios é bastante essencial. 

“O abacate deve fazer parte de uma dieta saudável, pois possui muitos nutrientes. É essencial incluir uma boa porção de alimentos ricos em gordura como abacates, óleo de coco e manteiga na sua dieta diária para ter uma nutrição balanceada. Devemos entender que a escolha dos alimentos deve ser feita pela sua qualidade em nutrientes e não só baseados em calorias. Deste modo, incluir o abacate na alimentação é fornecer qualidade nutricional ao seu corpo”, esclareceu. 

Para quem tem dúvidas sobre como incluir o consumo do abacate na rotina alimentar, a profissional dá dicas importantes: 

  • Optar pelo preparo de receitas saudáveis, pois, dessa forma, é possível absorver todos os nutrientes da fruta;
  • O abacate pode ser consumido in natura em saladas, vitaminas
  • Outra opção é consumi-lo grelhado e servir com ovos, carnes e vegetais; 
  • Usar a criatividade para manter o consumo saboroso e divertido é uma boa alternativa
  • Por ter um sabor sutil, ele pode ser adicionado a receitas tanto doces como salgadas, podendo, assim, ser consumido em qualquer refeição do dia.

 

Receita com abacate

Além disso, a profissional compartilha uma receita especial que pode ser mais uma opção para seu consumo. Vamos conhecer?

“A minha receita favorita é o omelete assado no abacate. Basta partir o abacate ao meio, retirar a semente, bater 1 ovo, acrescentar pimenta, ervas e sal a gosto, pedaços de tomate e folhas de manjericão. Colocar essa mistura na parte onde fica a semente do abacate, levar para o forno por alguns minutos até cozinhar o omelete. Além de bonito fica delicioso”, detalhou. 

Nutricionista ensina receita de omelete de abacate

 

E você, já consumia o abacate com frequência? Gostou dessa receita? Conta pra gente, compartilhe com os amigos e não esqueça de incluir essa importante fruta em sua dieta!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Fátima Lira
    Gostei das informações e receitas de grande importância
  • Margo
    Muito bom
  • Alquidenia
    Parabéns, vou fazer a receita

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.