Dia da Menopausa: ginecologista e professor de Educação Física dão dicas para as mulheres

Dia da Menopausa: ginecologista e professor de Educação Física dão dicas para as mulheres Menopausa – dicas para prevenir

Neste dia 18 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Menopausa, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobre os impactos da chegada dessa nova fase da vida da mulher. Além disso, a data serve para informar como administrar os sintomas destas mudanças, como ansiedade, insônia e calor intenso. Quem se prepara tem mais chances de encarar esse processo com mais tranquilidade, sendo o exercício físico umas das indicações para amenizá-los.

A ginecologista e obstetra Técia Maranhão, vice-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn), explica que a menopausa é o nome dado à última menstruação, marcando o fim da fase reprodutiva da mulher. Já o climatério é a transição entre o período reprodutivo e não-reprodutivo. que dura de 5 a 10 anos, traz consequências devido o início da gradual falência da produção dos hormônios ovarianos, particularmente do estrogênio e da progesterona, e inclui a ocorrência da menopausa.

Essa fase modifica o corpo tanto em aspectos físicos quanto emocionais. Algumas mulheres relatam sintomas como ansiedade, insônia, calor intenso, passageiro e súbita sudorese. Como também predisposição a ganho de peso, diminuição da lubrificação vaginal e da libido. Além disso, após o climatério, há um aumento do risco para doenças cardiovasculares e possível agravamento de doenças crônicas.

“O climatério é uma fase natural na vida das mulheres, contudo, os cuidados desde cedo podem amenizar os sintomas destas mudanças. A proporção destes sintomas dependerá da vida que essa mulher levou durante os quarenta anos que antecederam o climatério. Os sinais podem ser amenizados com cuidados na saúde ao longo da vida, de modo que a mulher tenha maior bem-estar nesta fase”, destaca Técia Maranhão.

A orientação da especialista é que as mulheres se preparem ainda jovens, antes que surjam os primeiros indícios desta fase. “Quanto mais saudável o estilo de vida da mulher, mais tranquilo será passar por esta etapa natural da vida. É importante que se mantenham bons hábitos como uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas”, aconselha a ginecologista.

Exercícios indicados durante a menopausa

Segundo Carlos Lessa, professor de Educação Física da Estácio, estudos científicos comprovam que ao aliar alimentação equilibrada, rotina de exercícios físicos e bom hábitos de vida, é possível reduzir os sintomas da menopausa. “A menopausa é uma regra na vida de toda mulher e por isso é importante se preparar desde cedo. E uma das formas de se preparar é manter uma rotina de prática de exercícios físicos”, orienta o docente.

O professor destaca ainda alguns exercícios comumente indicados para esta fase da vida da mulher, mas ressalta que qualquer uma dessas práticas deve ser orientada por um profissional de Educação Física e após liberação médica.

“Para a fase da menopausa são bastante indicados os exercícios aeróbicos, como caminhada, bicicleta, corrida moderada, natação; danças, como zumba e dança de salão; exercícios de força, como musculação, também são importantes; e o pilates, que trabalha resistência, flexibilidade e alongamento. Os benefícios dos exercícios físicos são diversos e eles comprovadamente colaboram com o bem-estar e para uma longevidade saudável, afirma o professor da Estácio”.

 

Fonte: Letra A Comunicação

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.