Dia Nacional da Imunização: vacinas salvam vidas!

Dia Nacional da Imunização: vacinas salvam vidas!

Você sabia que muitas doenças que existiam há 20, 30 anos, e que foram erradicadas, estão voltando? E sabe o motivo pelo qual algumas delas reapareceram? A queda nos números de vacinação em crianças e adolescentes do país. 

Em 2021, a Unicef apontou que a cobertura vacinal contra sarampo, caxumba e rubéola no Brasil caiu de 93% para 71%. Já a de poliomielite foi de 84,2% para 67,7% em pouco mais de 3 anos.  Os números preocupam as autoridades de saúde especialmente porque tais doenças já tinham sido erradicadas do país. 

Conforme explica a infectologista Raquel Caleffi, a falta de imunização fez com que o Brasil tivesse um número maior de casos e até mortes pela doença. Outra preocupação, de acordo com a médica, é com doenças como a poliomielite, porque apesar da mesma estar erradicada no país, ainda há locais no mundo com altas taxas da doença.

“Quanto mais pessoas deixam de se vacinar, mais chances temos de ter o vírus atingindo elas. Isso acaba afetando toda a população, que volta a sofrer com doenças que já não circulavam mais no país’’

É na primeira infância que as crianças recebem a imunização contra, pelo menos, 17 doenças. Pais e/ou responsáveis devem manter a carteirinha de vacinação das crianças em dia, e sempre que perceberem algum atraso nas vacinas, procurar imediatamente um posto de saúde para receber as doses que faltam. Isso garante que as crianças não tenham a doença ou desenvolvam a forma grave da mesma. 

“As vacinas do calendário vacinal brasileiro são seguras e eficientes. Por isso, pais e responsáveis devem sempre manter a carteirinha de vacinação em dia, pois isso é garantir que seus filhos tenham mais saúde e não sejam contaminados com doenças altamente perigosas”,  finaliza. 

 

Dia nacional da imunização

Hoje, 9 de junho, o Brasil comemora o dia nacional da imunização. O objetivo da data é reforçar os cuidados com a cobertura vacinal de toda a população, incluindo as doses de reforço da Covid-19. 

O Ministério da Saúde do Brasil tem o Programa Nacional de Imunizações (PNI), e por meio dele são disponibilizadas as 19 vacinas que compõem o calendário vacinal de todo o cidadão brasileiro. As vacinas começam a partir do momento em que a criança nasce (recém-nascidos) e se estende ao longo da vida do indivíduo.  

O PNI é hoje um dos maiores programas de vacinação do mundo, sendo referência para diferentes países. E você conhece o calendário de vacinas? Sabe se a sua está em dia? Confira neste link  informações sobre o calendário vacinal e quais vacinas você pode precisar de reforço. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.