Endometriose atinge cerca de sete milhões de brasileiras, mas tem sintomas desconhecidos

Endometriose atinge cerca de sete milhões de brasileiras, mas tem sintomas desconhecidos

Intensas cólicas menstruais, dores durante e após as relações sexuais, sangramento menstrual irregular, sangramento intestinal e urinário no período da menstruação e dificuldade para engravidar.

A combinação destes sintomas, ou alguns deles, pode indicar a Endometriose. Recentemente a cantora Anitta revelou nas redes sociais que após anos de sofrimento foi diagnosticada com o distúrbio. Conforme a Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), mais de 60% das mulheres desconhecem os sintomas da endometriose. Contudo, calcula-se que cerca de sete milhões de brasileiras tenham o diagnóstico. 

A endometriose é uma doença inflamatória, causada pela presença do endométrio (camada de revestimento mais interno da cavidade uterina) fora da cavidade uterina.

“O diagnóstico é realizado fundamentalmente por meio de história clínica muito sugestiva, do exame físico, exame de imagens, como a ultrassonografia, além de outros complementares. A endoscopia laparoscópica fornece dados de maior importância para o diagnóstico, quando já há a suspeita”, explica a ginecologista Técia Maranhão, vice-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn). 

Sobre o tratamento, a ginecologista explica que os procedimentos são planejados para os casos individualmente, dependendo de cada contexto. O mais frequente é o uso de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios, cirurgia e os procedimentos de reprodução assistida.

“O tipo de tratamento depende da idade, dos sintomas e do planejamento de uma futura gravidez. Os medicamentos podem agir no alívio da dor, os hormônios na atrofia do tecido, já a cirurgia elimina os focos de endometriose”, esclarece. 

Infelizmente, ainda há muita desinformação sobre a doença entre a população e, por isso, a crença em falsos dados. É errada a afirmação de que há cura para endometriose. Na verdade, ela pode ser tratada e controlada eficazmente. “Daí porque a tamanha necessidade do conhecimento de sua existência e de seu quadro clínico pela população feminina”, reforça a ginecologista.

Devido à importância do diagnóstico, o governo federal sancionou em abril deste ano a instituição do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose e a Semana de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. A data será celebrada todo dia 13 de março, com a finalidade de destacar as dificuldades causadas pela doença. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Gostei muito do conteúdo. Uma vez, sugeri temas de saúde feminina. Já tive receio de ter esse distúrbio em razão da presença de cólicas menstruais. Por sorte, fiz exames que descartaram esse diagnóstico. Descobri que as cólicas femininas podem ter outros motivos como o atraso no ciclo menstrual, que pode ser corrigido. Para as mulheres monitorarem o seu ciclo, sugiro o aplicativo "Clue".

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.