A cada dia, uma página a menos do calendário lembra que 2023 está dando passagem ao novo ano. E para que 2024 possa nascer realmente com caminhos ainda não trilhados ou continuar aqueles que valem a pena, que tal refletir sobre o que você fez?
Os feitos ou não feitos que marcaram os últimos 12 meses merecem uma visita, afinal. Este é o momento de olhar para trás, avaliar o que foi realizado e o que ainda pode ser feito nestes últimos dias. Um espécie de autoexame que permita ponderar não apenas as conquistas, mas as áreas que precisam de atenção e aprimoramento.
Como uma oportunidade de aprendizado e celebração, este é um convite para considerar como foram seus cuidados com você, a atenção à família e às amizades, além do engajamento na sua comunidade.
O amor próprio é a fundação para todas as outras formas de amor. Cuidar de si mesmo é um ato de equilíbrio e respeito por quem se é. Não se trata de egoísmo, mas de autocompaixão para melhor servir a Deus e aos próximos.
Como está no Salmo 139,14:
“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza”.
O autoamor foi tema de conteúdo de uma colunista do IDe+ em 2023. Confira: 4 passos para desenvolver uma autoestima verdadeira com base no cristianismo
Os laços familiares são como um tesouro a ser constantemente valorizado. É um compromisso diário, um investimento de tempo e amor. Ao cuidar dos pais e filhos, sementes de afeto e respeito são plantadas e a colheita, embora não deva ser o foco, sempre virá.
Em Efésios 6,2:
“Honra teu pai e tua mãe – este é o primeiro mandamento com promessa”.
Saiba mais sobre a importância da família: Entenda por que a família é a instituição mais importante para a Igreja
A presença e apoio dos amigos são bases e impulsos importantes para a vida. Saber ouvir, acolher e compartilhar momentos é um presente para todos que vivem. Podem ser também família.
Em Provérbios 17,17 está:
“Um amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”.
Para fortalecer esses laços, Padre Reginaldo Mazotti lembra de uma Santa amizade: São Padre Pio e amizade com Deus
Como anda sua espiritualidade e serviço na paróquia e comunidade? Esse também precisa ser um compromisso. Afinal, a vida da fé não se limita ao individual. Se estende à sociedade, busca inclusão e caridade. O verdadeiro amor ao próximo!
Em Tiago 1,27, está o ensinamento:
“A religião pura e imaculada diante de Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas dificuldades e guardar-se da corrupção do mundo”.
Conheça a atuação da Igreja para fazer a diferença na vida das pessoas: Igreja católica é uma das maiores instituições de caridade e educação do mundo
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.