Internet Segura BR: como projeto busca estimular, na prática, a segurança no ambiente digital

Internet Segura BR: como projeto busca estimular, na prática, a segurança no ambiente digital

Você já conhece o site Internet Segura BR? Trata-se de uma iniciativa importante para todos, pois busca promover a conscientização sobre a segurança e o uso responsável da internet no Brasil. O portal, idealizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), é um ponto de referência para pais, adolescentes, crianças e idosos que buscam orientações sobre como aproveitar as inúmeras possibilidades da web de forma segura.

O responsável pela ferramenta é o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões do CGI. O portal reúne uma série de materiais educativos para diversos públicos-alvo. Desde crianças até idosos, a ideia é que tenham acessos aos materiais didáticos, como guias, jogos e outras interações disponíveis. Neles, há orientações sobre os riscos dos ambientes digitais e como utilizar a internet de maneira segura.

Pais e responsáveis encontram no no site informações para proteger seus filhos online. Nos materiais para crianças, a mensagem não é de que o digital é algo ruim. Muito pelo contrário: há ali um mundo de possibilidades positivas, como pesquisar para a lição de casa, conversar com amigos, jogar online, ler livros, ouvir músicas e assistir a vídeos e filmes. No entanto, cada clique precisa de alguns cuidados para que essas experiências sejam aproveitadas ao máximo.

Com guias didáticos que abordam noções básicas e avançadas sobre como utilizar a internet com segurança, para as crianças, as recomendações são simples e diretas: seguir algumas dicas para aproveitar as atividades online. Ensinar os pequenos a navegar com consciência desde cedo é fundamental para criar uma geração de usuários responsáveis e cientes dos desafios digitais.

A linguagem se adequa ao público, mas traz sempre leveza. Para falar com pessoas com mais de 60 anos, por exemplo, a introdução traz este texto:

“Se você é da época em que a máquina de escrever era revolucionária em termos de tecnologia… Se é do tempo quando o videogame da moda para seus filhos era o Atari… Se torceu o nariz quando seus filhos, netos e sobrinhos passaram a utilizar computadores e impressoras… Anos depois (talvez uma década depois) acabou se rendendo à era digital e até aceitou que criassem para você um perfil no Facebook ou uma conta no Twitter… E ganhou de presente aquele celular que faz tudo – manda e recebe mensagens, tem Whatsapp e outros aplicativos e até faz ligações (sim, como um telefone normal, lembra?)”.

Inspiração do projeto

O projeto Internet Segura BR foi impulsionado pela transformação provocada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade. O Brasil buscou inspiração no Programa Safer Internet da Comissão Europeia, lançado em 1999. Em 2005, o programa evoluiu para o Safer Internet Plus e impulsionou a criação do Projeto SeguraNet pela Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular em 2004. O Internet Segura BR é resultado da candidatura ao Programa Europeu Safer Internet Plus. Ao longo dos anos, tem se adaptado às estratégias políticas nacionais.

Além dos recursos produzidos pelo NIC.br, o Internet Segura também traz iniciativas de outras entidades e instituições comprometidas com o uso seguro da internet. Mais que um portal informativo, é um guia essencial para todos. E o melhor: os recursos são fáceis e gratuitos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.