Julho Turquesa: você já ouviu falar em olho seco?

Julho Turquesa: você já ouviu falar em olho seco?

Desde 2017, acontece, no mundo todo, especialmente durante o mês de julho, o Mês da Conscientização do Olho Seco, instituído pela TFOS (Tear Film Ocular Surface Society), voltado a informar à população sobre essa doença, cujo número de casos teve um aumento considerável durante a pandemia, principalmente por conta do uso excessivo de eletrônicos.

O Julho Turquesa ressalta a importância de procurar um oftalmologista nos primeiros sintomas, para o correto diagnóstico e tratamento.

De acordo com a literatura, olho seco é uma doença das lágrimas e superfície dos olhos que resulta em desconforto, visão turva e alteração do filme lacrimal com dano potencial à saúde ocular (superfície ocular).

Trata-se de uma queixa comum nos consultórios oftalmológicos, afetando uma parcela significativa da população, principalmente adultos com mais de 40 anos e mulheres – mas pode ocorrer em qualquer idade e em pessoas saudáveis. Os principais sintomas são sensação de corpo estranho (areia nos olhos), queimação e ardência, olhos vermelhos e irritados, coceira, sensibilidade à luz, visão embaçada e lacrimejamento excessivo.

A lágrima produzida pelos nossos olhos é composta por três camadas: gordura, água e muco. A camada oleosa (gordurosa) evita que as lágrimas sequem muito rapidamente. A camada do meio (aquosa) tem a função de limpar as partículas que não pertencem aos olhos. Por último, a camada de muco ajuda a espalhar a lágrima sobre a superfície ocular.

Fatores relacionados à síndrome do olho seco são: idade avançada – devido à redução na produção de lágrimas e alterações hormonais nas mulheres, especialmente após a menopausa; inflamação nas bordas das pálpebras, conhecida como blefarite; algumas doenças autoimunes; uso de lente de contato por muito tempo; uso de algumas medicações; fatores climáticos e ambientais e uso prolongado de telas, pois o aumento da concentração diminui o reflexo do piscar.

O tratamento visa manter os olhos bem lubrificados, mas é necessária a pesquisa da causa. Algumas opções de tratamento são: uso de lubrificantes, higiene correta e diária, compressas mornas nas pálpebras, evitar locais com fumaça, piscar conscientemente com mais frequência durante o uso dos eletrônicos e manter a umidade e temperatura ambiental adequadas. Se os sintomas são persistentes e severos, um profissional deverá ser consultado.

Uma dieta à base de ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6 pode ajudar a reduzir a incidência de olho seco. Algumas fontes incluem peixes oleosos (salmão, sardinha e atum), nozes, óleo de linhaça, azeite de oliva , sementes de abóbora e soja. Manter-se bem hidratado também é uma boa opção para evitar o ressecamento ocular.

Fonte: Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. American Academy of Ophthalmology.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.