Com a chegada de maio, a campanha Maio Cinza ganha destaque no calendário da saúde para conscientizar a população sobre a prevenção e o combate aos tumores cerebrais. O objetivo central é disseminar informações sobre os sintomas da doença e reforçar que a detecção antecipada é o fator determinante para o sucesso do tratamento e a qualidade de vida do paciente.
Segundo o neurocirurgião Wladimir Melo, integrante da equipe médica especialista em neurocirurgia oncológica do Hospital Memorial São Francisco, a atenção aos sinais que o corpo envia é o primeiro passo para um cuidado neurológico eficiente.
“Muitas vezes, sintomas como dores de cabeça persistentes, alterações na visão, crises convulsivas ou mudanças bruscas de comportamento são negligenciados. O Maio Cinza serve como um chamado para que as pessoas não ignorem esses sinais e busquem uma avaliação especializada”, explica o médico.
Diferente de outros tipos de câncer, os tumores do sistema nervoso central exigem uma abordagem multidisciplinar e tecnológica. O Dr. Wlademir Melo destaca que, embora nem todos os tumores cerebrais possam ser prevenidos, o diagnóstico em estágios iniciais permite tratamentos menos invasivos. “A medicina avançou muito na área da neurocirurgia. Hoje, com ferramentas de monitorização e técnicas modernas, conseguimos tratar lesões com maior segurança, preservando funções vitais do paciente”, pontua o Dr. Wladimir Melo.
A campanha orienta a população a ficar atenta aos seguintes sintomas:
Confira no portal IDe+ outras matérias que explicam sintomas e tratamentos de doenças neurológicas, clique e leia sobre:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.